terça-feira, 24 de abril de 2012

Bienal de Dança promove mostra de filmes



Os apaixonados pela dança terão a oportunidade de conferir mais uma atração na Bienal Internacional de Dança de Curitiba. Entre os dias 24 e 26 de abril, a Cinemateca vai contar com uma programação especial sobre a vida e obra de bailarinos e coreógrafos consagrados como Pina Bausch, Mary Wigman e Luiz Arrieta. A seleção de documentários será exibida gratuitamente.
Idealizado por Iracity Cardoso e Inês Bogéa, da São Paulo Companhia de Dança, o projeto “Figuras da Dança”, uma das atrações da mostra, registra a trajetória de artistas que ajudaram a construir a história da dança brasileira. Marilena Ansaldi, Luiz Arrieta, Ivonice Satie e Ismael Guiser são os personagens escolhidos para exibição durante o evento.
Outro destaque da programação na Cinemateca é a apresentação de dois documentários sobre a renomada bailarina alemã Pina Bausch. “Café Müller“ e “A Procura de Dança – O Outro Teatro de Pina Bausch” abordam obras emblemáticas da coreógrafa que revolucionou estilos e formas no teatro e na dança contemporânea, influenciando artistas pelo mundo todo.
Para a bailarina e especialista em História da Dança, Cristiane Wosniak, esta é uma excelente oportunidade para que os jovens tenham contato com o trabalho de grandes mestres do balé e da dança contemporânea. Ela também reforça a relevância da relação cinema/dança durante a Bienal. “Hoje em dia o grande mote é a divulgação da dança através dos suportes digitais. O uso do audiovisual, seja no cinema ou na internet, aumenta a circulação e a visibilidade do trabalho de novos bailarinos, além de agregar valor artístico e educacional, preservando a história e a memória da dança”, diz.
Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional de Dança de Curitiba é uma promoção do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal, com patrocínio do Bradesco e da Nissan. O evento reúne até o próximo domingo (29 de abril) 27 companhias de dança nacionais e internacionais, bailarinos e coreógrafos de todo o país, em oficinas, palestras, espetáculos e uma série de apresentações ao ar livre, no centro e nos bairros.

Confira a programação da mostra de cinema:



Dia 25

16h

Série Figuras de Dança 2008 – Marilena Ansaldi (1934) – ( BR, 26 min – documentário). Direção de Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco.  Classificação: livre.

Série Figuras de Dança 2009 – Luiz Arrieta (1951) – (BR, 27 min – documentário). Direção de Inês Bogéa e Sergio Roizenblit. Classificação: livre.

18h

Série Figuras de Dança 2008 – Ivonice Satie (1950 - 2008) – (BR, 26 min - documentário. Direção Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco. Classificação: livre.

Série Figuras de Dança 2008 – Ismael Guiser (1927-2008) - (BR, 26 min - documentário. Direção: Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco. Classificação: livre.

20h

Damas e Cavalheiros Acima de 65 anos (Alemanha, 2002 – 70 min).  Direção de Lilo Mangelsdorff. Classificação: livre.

Dia 26

16h e 18h

Mary Wigman – Minha Vida a Dança | Mary Wigman - mein leben ist tanz (Alemanha, 1986 – 29 min - documentário). Direção de Ulrich Tegeder. Classificação: livre.

A Procura de Dança – O Outro Teatro de Pina Bausch (Alemanha, 1993 – 29 min). Direção de Patricia Corboud. Classificação: livre.

20h

Café Müller (Alemanha, 1985 - 55 min - documentário). Dirigido por Peter Schäfer. Classificação: 16 anos.


Serviço:

Mostra de Filmes da Bienal Internacional de Dança
Cinemateca (Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco).
De 24 a 26 de abril, às 16h, 18h e 20h.


Mais informações sobre a Bienal Internacional de Dança de Curitiba no site www.bienaldanca.org.br.

Patrocínio: Nissan, Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

Nenhum comentário: