segunda-feira, 30 de abril de 2012

Literatura e Revolução - lançamrento UFMG

Literatura e Revolução

Izabel Margato, Renato Cordeiro Gomes (organizadores)


Coleção: Humanitas

2012. 224 p.Dimensão: 22,40 x 15,50


O LIVRO
Este livro reúne textos que buscam abarcar novas dimensões dialógicas capazes de estimular reflexões produtivas acerca do lugar da revolução na cena intelectual do século XX. As formulações críticas e teóricas aqui reunidas privilegiam os modos de pensar e de promover a literatura como parte de processos revolucionários voltados para a valorização da heterogeneidade em meio à massificação. As relações entre a experiência estética contemporânea e as tarefas éticas e políticas da arte são tópicos fundamentais nesta obra. Assim, a revolução surge, principalmente, no olhar atento sobre a marca da escrita, sobre a precisa beleza da palavra que se ­ fixa e que se impõe lentamente almejando a libertação de sentidos prévios.

OS ORGANIZADORES
Izabel Margato é Professora Associada (S 14) de Literatura Portuguesa no Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordena, desde Outubro de 1984, a Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses, tendo realizado 15 Seminários e 2 Colóquios Internacionais. Como pesquisadora 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (CNPq), tem desenvolvido projectos de produtividade em pesquisa, desde Agosto de 1993. É investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde trabalha num projecto sobre o Neo-Realismo Português. Lidera os grupos pesquisa: “Realismo, Realismos: matrizes e transformações”, “As representações do intelectual” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Desde 2001, integra o Comité de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da CAPES – Área Letras e Linguística. É  autora de Tiranias da Modernidade (Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008) e de As Saudades da Menina e Moça (Lisboa: IN-CM, 1988) e organizou em conjunto com Renato Cordeiro Gomes, Espécie de Espaço (Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008);  Literatura Política Cultura (Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005); O Papel do Intelectual Hoje (Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004), assim como 11 números da revista SEMEAR.

Renato Cordeiro Gomes é doutor em Literaturas de Lingua Portuguesa pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Mestre também pelo Departamento de Letras da Puc-Rio. Graduado em Direito e Letras pela UFRJ. Š Professor universitário há mais de vinte anos, lecionando em cursos de graduação e pós-graduaçãoo. Š consultor da FAPERJ e pesquisador do CNPq. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação Internacional de Literatura Comparada (ILCLA).
Publicou diversos artigos no Brasil e no exterior. Publicou os livros "João do Rio" e "Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana". Seus interesses de pesquisa são nas áreas de Teoria da Comunicação, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e em aspectos simbólicos dos Fenômenos Urbanos.

LANÇAMENTO DA



 

Nenhum comentário: