quarta-feira, 11 de abril de 2012

Olhares geográficos: Modos de ver e viver o espaço


Olhares geográficos: Modos de ver e viver o espaço
de Iná Elias de Castro; Paulo Cesar da Costa Gomes e Roberto Lobato Corrêa (orgs.)



Páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm

O LIVRO

Os textos de Os textos de Olhares geográfico, organizado por Iná Elias de Castro, Paulo César da Costa Gomes e Roberto Lobato Corrêa, propõem-se a debater as diferentes formas assumidas pelo processo de estruturação social que se expressam no espaço.

Além de manifestação da diversidade e da complexidade sociais, o espaço constitui uma dimensão fundadora do “ser no mundo”, mundo este — tanto material quanto simbólico — que se concretiza em formas, conteúdos e movimentos. Falar de espaço significa, portanto, visualizar a materialidade que deriva daquele processo.

Em Olhares geográficos: Modos de ver e viver o espaço, política, cultura e economia são eixos que estabelecem grades de leitura do espaço que permitem revelar as especificidades de cada um deles. Esses parâmetros constituem três dimensões que expressam tanto os processos de estruturação e organização sociais, assim quanto a materialidade que lhes é subjacente. Nenhum deles esgota as possibilidades de descrição e análise geográfica, e todos contribuem para uma melhor compreensão do objeto comum dos trabalhos, que é o espaço da geografia.

Esta coletânea dá continuidade ao compromisso dos organizadores de trazer grandes temas em pauta na geografia contemporânea. Como a ambição intelectual dos autores não é pequena, o percurso escolhido para a coletânea é sinuoso e nos oferece a possibilidade de refletir sobre os espaços da política, da cultura e da economia, bem como sobre suas interações. Nenhum desses eixos, porém, esgota as possibilidades de descrição e análise. Organizado por Iná Elias de Castro, Paulo César da Costa Gomes e Roberto Lobato Corrêa, propõem-se a debater as diferentes formas assumidas pelo processo de estruturação social que se expressam no espaço.




OS AUTORES (organizadores)

Iná Elias de Castro é professora e pesquisadora do Departamento de Geografia da UFRJ, com Pós-Doutorado pela Universidade de Sourbonne em Paris, sendo também autora do livro O Mito da Necessidade e organizadora de Brasil : Questões Atuais da Reorganização do Território e Geografia, Conceitos e Temas.

Paulo César da Costa Gomes é professor de Geografia da UFRJ e doutor pela Universidade de Sourbonne em Paris. Bolsista pelo Governo do Canadá nas Universidades de Otawwa e British Columbia. Atualmente ele é vice-coordenador do Curso de Pós-Graduação de Geografia da UFRJ. O livro Geografia e Modernidade é de sua autoria e, Geografia, Conceitos e Temas e Brasil : Questões Atuais da Reorganização do Território foi coordenado por ele.

Roberto Lobato Corrêa é professor e pesquisador do Departamento de Geografia, da UFRJ, tendo atuado no Conselho Nacional de Geografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Publicou por esta editora Trajetórias Geográficas e colaborou na organização do livro Brasil: Questões Atuais da Reorganização do Território.


UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: