sábado, 12 de maio de 2012

Brincadeiras sonoras no programa Terça Brasileira




A soma de texto poético, som e expressão vocal resulta na produção musical de Marcelo Brum-Lemos e o Som-De-Brinkedo, atração do programa Terça Brasileira, dentro da extensa programação comemorativa dos 40 anos do Teatro do Paiol. O espetáculo acontece às 20h da próxima terça-feira (15), levando ao palco os músicos Marcelo Brum-Lemos (guitarra, piano, harmônica e voz), Aruana Moscheta (rabeca), Aluísio Coelho (violão e guitarra), Felipe Ayres (guitarras, eletrônicos e harpa), Leandro Leal (bateria, instrumentos e voz) e Mateus Sokolowski (bandolim, bouzouki e viola caipira).
Montar o grupo Som-De-Brinkedo foi a maneira que Marcelo Brum-Lemos encontrou para tocar ao vivo suas composições “poético-sonoras”, como costuma definir, visto que nos CDs que gravou (“Res” e “Mágica”) os diversos instrumentos e vozes são executados pelo próprio autor, com arranjos experimentais. As composições ganham novas possibilidades expressivas com a atuação conjunta do Som-De-Brinkedo.
Na prática, o Som-De-Brinkedo é uma oficina sonora, na qual os músicos convidados procuram trabalhar de maneira mais experimental e lúdica na criação dos arranjos. O grupo tem formação flutuante, mas se destaca pela versatilidade e qualidade dos músicos. A proposta, já denunciada pelo título, é a de “brincar” com os sons, numa postura experimental e irreverente. Nesse sentido, os músicos costumam revezar-se entre diversos instrumentos e objetos ruidosos para expressar as composições de Marcelo, caracterizadas por uma profunda relação com a palavra cantada.
Marcelo Brum-Lemos, também poeta e contista, procura com suas canções explorar os limites entre a poética da palavra e a linguagem musical propriamente dita. Dessa forma, a expressão vocal, entre o canto e a fala, assume posição essencial, fazendo da interpretação de Marcelo Brum-Lemos o real elemento que agrega música e texto. O artista e seu grupo Som-De-Brinkedo apresentam-se regularmente em Curitiba desde 2009 e, em 2012, estrearam internacionalmente, com espetáculos em Portugal.

Serviço:
Programa Terça Brasileira, com o show Marcelo Brum-Lemos e o Som-De-Brinkedo.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Data e horário: dia 15 de maio de 2012 (terça-feira), às 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Nenhum comentário: