quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fronteiras do Pensamento traz Peter Greenaway a São Paulo

Fronteiras do Pensamento traz Peter Greenaway a São Paulo

Revolucionário, o cineasta afirma que o cinema está morto

O cineasta britânico Peter Greenaway nunca foi um diretor comum. Nos longas repletos de referências artísticas barrocas e nas instalações multimídias que faz em museus pelo mundo, procura sempre provocar o espectador. Pregando há anos que o cinema convencional está morto, Greenaway chega a São Paulo na próxima terça-feira, 08 de maio, para a segunda conferência do Fronteiras do Pensamento São Paulo, às 20h30, na Sala São Paulo.

"O que precisamos fazer para continuar a experiência audiovisual é deixá-la mais imediata", afirma Greenaway. Para ele, o futuro da sétima arte "envolverá interação, imersão total e telas de notebooks e tablets. O cinema, uma criação do fim do século 19 para servir de diversão ao proletariado, não tem, hoje, o mesmo poder de estimular a fantasia. A sétima arte deve se reinventar e produzir obras originais que ampliem a imaginação, e não criar filmes mecanizados iguais a milhares de outros".

Muitas vezes definido como um pintor que se tornou cineasta, Greenaway inaugurou uma nova modalidade de instalação hipermidiática, em que pinturas interagem com o público e ganham vida própria. Nine Classic Paintings (Nove Pinturas Clássicas) teve início no ano de 2006 para a celebração dos 400 anos de Rembrandt, levando ao Rijksmuseum, em Amsterdã, uma instalação teatral a partir da obra "A Ronda Noturna". Desde então, Greenaway releu "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci e "As bodas de Caná", de Paolo Veronese. O projeto prevê, ainda, trabalhos sobre obras de Velazquez, Pollock e Picasso, entre outros.

Diretor de O livro de cabeceira e Afogando em números, recebeu o Prêmio de Melhor Contribuição Artística no Festival de Cannes, em 1988, por este último. Seu interesse em criar exposições se deve ao desinteresse crescente pelo cinema e à ideia de testar a tecnologia cinematográfica avançada do século 21 atrelada aos milhares de anos de história de sua antecessora bidimensional, a pintura ocidental. "Se eu me queixo de o cinema ser ruim, preciso tentar colocar alguma coisa de volta em seu lugar", declara.
A palestra de Greenaway abre espaço para as discussões sobre o futuro da sétima arte, ampliando as questões colocadas nas conferências do Fronteiras do Pensamento. A programação 2012 segue com o arquiteto Cameron Sinclair no início de junho.

Programação completa:

08 maio: Peter Greenaway

05 junho: Cameron Sinclair

29 agosto: Michael Shermer

05 setembro: Tzvetan Todorov

18 setembro: Susan Greenfield

10 outubro: Michel Onfray

30 outubro: Mohamed ElBaradei



Sobre o Fronteiras do Pensamento_ O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda em suas áreas de pesquisa e pensamento.

Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário direciona seu foco para a análise da contemporaneidade e perspectivas para o futuro, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Originários de regiões díspares, com visões distintas e muitas vezes conflitantes, os conferencistas dirigem suas análises para a compreensão deste século, formando, no conjunto de palestras ao longo do ano, uma linha plural e interdisciplinar de pensamento. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação.

Segundo o curador do evento, prof. Dr. Fernando Schüler, o Fronteiras "quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos participantes uma visão real dos próximos 10 ou 20 anos, nas diferentes áreas contempladas. Serão temas que nos trarão inquietação".

Realizado em Porto Alegre há seis anos, o Fronteiras soma mais de 100 conferências internacionais realizadas para milhares de espectadores. A temporada 2012 marca o segundo ano de atuação do projeto em São Paulo.

O QUÊ: Fronteiras do Pensamento São Paulo 2012

QUANDO: 08 de maio a 30 de outubro - sete conferências

ONDE: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Luz)

INGRESSOS: venda do Passaporte integral para as sete conferências

Plateia elevada: R$ 1.715,00

Plateia central: R$ 1.960,00

DESCONTO: 50% para assinantes Folha de S.Paulo, assinantes Revista Piauí, alunos da Casa do Saber, assinantes e associados OSESP, estudantes, professores e maiores de 65 anos.

O pagamento pode ser parcelado em até 5x sem juros nos cartões de crédito.

Os ingressos não serão vendidos individualmente.

ONDE COMPRAR: Central Fronteiras do Pensamento (11 4007 1200), Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 4003.1212 - SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA) e nas seis lojas da Livraria da Vila em São Paulo. Clientes do programa Seu jeito de ler, da Livraria da Vila, tem 50% de desconto no passaporte adquirido exclusivamente nas lojas da livraria.

Mais informações no site www.fronteiras.com ou pelo telefone (11) 4007.1200.

Fronteiras do Pensamento São Paulo é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio da CPFL e Natura. Universidade parceira Mackenzie. Promoção Folha de S.Paulo e parceria cultural Casa do Saber. Parceiros de mídia Revista Piauí, TV Cultura e CBN.

Nenhum comentário: