domingo, 20 de maio de 2012

Projeto Memória Viva - histórias da dança do Ceará

Projeto Memória Viva - histórias da dança do Ceará

Coordenação: Thaís Gonçalves

Professores colaboradores: Diego Hoefel e Leonel Brum





O Projeto Memória Viva - histórias da dança do Ceará é uma ação de extensão dos cursos de Dança e de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC. Este projeto tem como linhas de ação realizar, em 2012, quatro encontros com palestras e oficinas e uma série de documentários de artistas que fizeram e continuam fazendo a história da dança no Ceará.



Os primeiros encontros acontecerão entre os dias 29 de maio e 06 de junho de 2012. Haverá palestras com os artistas cearenses convidados Helena Coelis e Hugo Bianchi e palestras abertas e oficinas com as artistas e pesquisadoras nacionais Flavia Meireles (RJ) e Holly Cavrell (EUA/SP). As palestras são abertas ao público e serão realizadas no Centro Cultural Banco do Nordeste. As oficinas têm limite de 20 vagas e estão com inscrições abertas, devendo ser enviados currículo artístico e 5 a 10 linhas informando sobre o desejo de participar da oficina escolhida. Informações e inscrições pelo e-mail memoriaviva@ufc.br.



Histórias da dança do Ceará



Constituir um espaço de pensamento e de difusão em torno do fazer artístico nos campos da dança e do audiovisual, a partir da pesquisa e do levantamento de acervo da história da dança no Ceará e da realização de encontros com artistas de diferentes gerações e formações em dança. Com isso, o Memória Viva abre possibilidades para a experimentação de novas formas de se perceber as diversas histórias das danças, que se constituem cotidianamente, bem como instiga novos modos de se realizar a documentação dos percursos de cada um desses criadores, em formato audiovisual.



Ao mesmo tempo, o projeto fomenta debates conceituais e estéticos que ampliem a compreensão acerca da produção de saberes em história da dança, contribuindo tanto para a formação do aluno, quanto para a formação de público. Trata-se de um projeto que visa estabelecer conexões entre as diferentes temporalidades da dança, em seu passado e presente cronológicos que por vezes co-habitam um mesmo tempo histórico. Essa complexidade permeia tanto a pesquisa, quanto a documentação audiovisual, abrindo caminhos múltiplos para o contato com a história em suas reinvenções.



O Projeto de Extensão Memória Viva é realizado através do Edital Proext 2011 - MEC/SESu e do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC; contando com apoio cultural do Centro Cultural Banco do Nordeste; apoio institucional do Museu da Imagem e do Som do Ceará - MIS-CE; e apoios da Bienal Internacional de Dança do Ceará, Curso Técnico em Dança, Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança - ProDança e Escola Pública de Dança da Vila das Artes/Prefeitura de Fortaleza.





PROGRAMAÇÃO



1º ENCONTRO: PALESTRAS E OFICINAS

- ARTISTA DO CEARÁ CONVIDADA

Helena Coelis

Palestra em 29/05 às 19h | Local: CCBNB



Histórias da dança no Ceará

A artista cearense Helena Coelis abre os Encontros Memória Viva contando sua trajetória de dança no Ceará. Trata-se de um momento de visibilidade às diversas histórias das danças que se constituem cotidianamente e que, com este projeto de extensão dos cursos de Dança e Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte - ICA da UFC, resultarão em uma série de documentários biográficos, com o objetivo de colaborar para a produção bibliográfica da dança cearense, bem como abrir um espaço de discussões conceituais e estéticas em torno da história da dança.



Helena Coelis

Fundou a Academia Helena Coelis em 1977, na qual criou o GAD - Grupo de Ação em Dança, formado por bailarinos que desejavam profissionalizar sua atuação no Ceará. É professora aposentada pela Universidade de Fortaleza - Unifor, onde foi professora de Dança e Ginástica do curso de Educação Física (1977-2007) e fundou a Companhia de Dança da Unifor, a qual dirigiu no período de 1998 a 2007. Estudou dança clássica com Regina Passos, Hugo Bianchi e Dennis Gray.





ARTISTA NACIONAL CONVIDADA

Flavia Meireles

Palestra em 30/05 às 19h | Local: CCBNB

Oficina dias 30 e 31/05 e 01/06 de 10h às 12h |  Local: ICA Carapinima



A dança contemporânea a partir dos anos 1960

Abordaremos, a partir do diálogo do contexto brasileiro com o contexto internacional, como a dança contemporânea reinventou seus modos de fazer e estabeleceu uma relação crítica e criativa com seu entorno a partir dos anos 1960. Utilizaremos a obra de alguns artistas, a exemplo da artista norte-americana Yvonne Rainer, para compreender como a invenção de novas estratégias de criação em suas obras, da proposição de outros modos de colaboração e agrupamento entre os artistas propôs intensa interferência e interdisciplinaridade entre os campos artísticos.



Flavia Meireles

Artista, pesquisadora e professora, mestranda em Artes Visuais na EBA/UFRJ, estudou Economia (IE/UFRJ) e dança na Faculdade Angel Vianna. Desenvolve seus projetos entre os campos da dança e das artes visuais. Escreve e publica artigos sobre dança. Interessada em atuar como artista e pesquisadora produzindo trabalhos artísticos, lecionando em dança e como curadoria em eventos. Alguns trabalhos: "sem nome todos os usos" (Prêmio Funarte Klauss Vianna 2008) e "Trabalho para comer" (Fundo de Apoio à Dança 2011) com estréia no Espaço SESC/RJ. Leciona na Faculdade e Escola Angel Vianna e produziu os eventos "Uma noite com Yvonne Rainer e amigos" (2009), ABI PENSA A DANÇA (2011), Práticas do comum (2011) e Ciclo de Encontros: a Dança Carioca no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2012). Como pesquisadora em dança atualmente coordena o projeto "Reestruturando as Histórias da Dança" (Fundo e Apoio à Dança 2011).





2º ENCONTRO: PALESTRAS E OFICINAS



- ARTISTA DO CEARÁ CONVIDADO

Hugo Bianchi

Palestra em 06/06 às 19h | Local: CCBNB



Nasceu em Fortaleza, em 1926, o bailarino, professor e coreógrafo Hugo Alves Mesquita, Hugo Bianchi. É formado pelo Serviço Nacional de Teatro de Rio de Janeiro, onde aperfeiçoou sua técnica com Eros Volúsia, Tatiana Leskova, dentre outros. Fez cursos no Teatro Colón de Buenos Aires e no American Ballet e New York Ballet, nos Estados Unidos. Em Fortaleza, fundou a Academia e o Ballet Hugo Bianchi em 1966, o qual ainda segue dirigindo. Integrou o corpo de baile do conservatório da UNIRIO, hoje Centro Nacional de Artes da Secção do Teatro, a Escola Dramática de Fortaleza, o Teatro Escola do Ceará. Montou diversos repertórios clássicos ao longo de sua carreira e foi condecorado com diversas homenagens e premiações.



ARTISTA NACIONAL CONVIDADA

Holly Cavrell

Palestra: 05/06 às 19h | Local: CCBNB

Oficina: 04 a 06/06 de 10h às 12h | Local: ICA Carapinima



Professora do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP, pela qual é doutora em Artes com a tese Dando Corpo à História, veio ao Brasil através da bolsa Fulbright de intercâmbio entre profissionais dos Estados Unidos e de outros países. Sua formação artística inclui: Dança Moderna, Balé Clássico, Jazz e treinamento vocal. Trabalhou na Suécia, México, Venezuela, França, Finlândia, Dinamarca e América Central. Atuou, como bailarina, em várias companhias de dança, entre as quais: Martha Graham, Paul Sanasardo Company e 5 X 2 Plus Dance Company. No Brasil, trabalhou com diversas companhias, como Ballet Ópera Paulista, Balé da Cidade de São Paulo, 1o Ato de Belo Horizonte e Cisne Negro. Diretora e coreógrafa da Cia Domínio Publico desde 1995, ganhou vários prêmios e editais. Entre seus trabalhos artísticos estão: Lacuna, Babel, Amor e Outras Conveniências, com os quais tem circulado por festivais nacionais.





EXPOSIÇÃO MIS-CE
Cenas da Dança Cearense
Abertura em 29/05 às 18h | Local: CCBNB
Período de exposição: 29/05 a 06/06

As primeiras apresentações no Ceará de espetáculos com estrutura semelhante à daqueles que hoje entendemos por espetáculos de dança cênica datam dos anos 20 do século passado. Uma história que merece ser preservada, revista, analisada, pesquisada e contada. Com o intuito de prestar uma homenagem àqueles que contribuíram para "coreografar" a história da dança no Ceará e, ao mesmo tempo, iniciar o processo de criação de um acervo para a pesquisa e preservação da memória da dança cênica cearense, o Museu da Imagem e do Som - MIS-CE organiza a Exposição Fotográfica Cenas da Dança Cearense.



Mais informações: memoriaviva@ufc.br

Nenhum comentário: