quinta-feira, 3 de maio de 2012

PRORROGAÇÃO - NISE DA SILVEIRA SENHORA DAS IMAGENS


Sucesso prorroga mais uma vez a temporada de

“Nise da Silveira – Senhora das Imagens”



Peça multimídia revela ao grande público a história de uma das mulheres

mais importantes do século XX: Nise da Silveira,

médica psiquiatra  alagoana que revolucionou o tratamento da esquizofrenia

  ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos.






A partir de 17 de maio, as sessões passam a acontecer

 as quintas e sextas-feiras no Teatro Eva Herz



"Raras vezes me emocionei tanto

vendo um espetáculo teatral."

GRACINDO JÚNIOR – Ator e diretor





A peça NISE DA SILVEIRA – SENHORA DAS IMAGENS repete o sucesso feito no Rio de Janeiro, Brasília, Alagoas e Espírito Santo e prorroga pela terceira vez a temporada em São Paulo até o dia 27 de julho. A partir do dia 17 de maio, as sessões, antes as quartas e quintas-feiras, passam a acontecer as quintas e sextas-feiras às 21h. ( Até 10 de maio as sessões acontecem as quartas e quintas-feiras, às 21h)



Criado pela Essencial Cia. de Teatro, o espetáculo tem direção e dramaturgia de Daniel Lobo (Prêmio APCA com o espetáculo “O menino detrás das nuvens”), atuação solo de Mariana Terra, coreografias da bailarina Ana Botafogo e trilha sonora inédita do pianista João Carlos Assis Brasil.



Em cena, participações especiais do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar (em vídeo), do ator Carlos Vereza, cuja voz, ouvida em off, dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung (que, inclusive, visitou o Museu de Imagens do Inconsciente, instituição criada por Nise da Silveira), importante referência na vida da psiquiatra e de José Celso Martinez Corrêa, admirador de longa data da psiquiatra. “Procuramos fazer do espetáculo um grande caleidoscópio, assim como era o trabalho da própria Nise”, conta Daniel Lobo.



Nise da Silveira – Senhora das Imagens une teatro, dança, música, projeção de imagens e pantomima para revelar ao grande público a história de uma das mulheres mais importantes do século XX: Nise da Silveira,  médica psiquiatra alagoana que virou referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos, contrapondo-se aos polêmicos tratamentos com eletrochoque aplicados nos pacientes, tipo de método vigente na época.



A peça apresenta um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra. Fatos como a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, a amizade com Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos e a relação com o psicanalista Carl G. Jung, estão na narrativa que culmina na consagração internacional das obras criadas por seus pacientes.



A partir dos trabalhos artísticos surgidos desse processo, Nise iniciou um estudo profundo das expressões simbólicas das pinturas para penetrar no universo do inconsciente de cada um deles, o que, talvez, tenha sido o seu grande trunfo. “A força daquela mulher  revolucionou a psiquiatria através da arte e de um processo mais humanitário de cura, de um olhar para o seu semelhante, que não fosse um olhar tão duro, um olhar tão científico, mas um olhar de amor ao próximo”, explica o diretor Daniel Lobo.



A temporada paulista celebra os 60 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psicanalista Nise da Silveira e que teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1946.



A concepção do espetáculo


Mariana Terra, Daniel Lobo, Ferreira Gullar e Ana Botafogo

 




A Essencial Cia. de Teatro concebeu espetáculo multimídia unindo teatro, dança, vídeo, canto e pantomima. Sobre o cenário de Ronald Teixeira são projetadas pinturas do Museu de Imagens do Inconsciente, concebidas por sete pacientes de Nise da Silveira, os quais eram apelidados por ela de “camafeus”. A bailarina Ana Botafogo assina, pela primeira vez em seus 35 anos de carreira, coreografias para um espetáculo teatral. A cada dia de encenação três danças, de um total de sete, são apresentadas ao público. Portanto, dificilmente um mesmo espectador verá a mesma cena se voltar a ver a peça.

As pinturas desses camafeus de Nise da Silveira impressionam pela força das cores, das pinceladas, e foram considerados por Ferreira Gullar (que também é crítico de arte, além de poeta) e Mário Pedrosa (crítico de arte e literatura) como alguns dos maiores pintores brasileiros de seu tempo.


Serviço
Nise da Silveira – Senhora das Imagens
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP
Temporada: de 17 de maio até 27 de julho de 2012, Quintas e Sextas - feiras, às 21h
Até 10 de maio sessões as quartas e quintas-feiras, às 21h.
Fone bilheteria: 11 3170-4059 Site: www.teatroevaherz.com.br e www.ingresso.com
Capacidade: 168 lugares (Quatro espaços para cadeirantes) Duração: 1h30 min
Classificação: a partir de 16 anos
Ingresso: R$50,00. Meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais
Horário de atendimento da bilheteria: de Terça a sábado: das 14h às 21h e domingos: das 12h às 19h
Acesso para deficientes/Banheiro para deficientes/Ar condicionado/Aceita todos os cartões/Não aceita pagamento em cheque.

Nenhum comentário: