terça-feira, 5 de junho de 2012

Andrew Knoll dirige leitura de quadrinho na CAIXA Cultural





Sessão faz parte do projeto Cena HQ Brasil, com obra de Lourenço Mutarelli





Dando continuidade ao projeto Cena HQ Brasil, a CAIXA Cultural apresenta, no dia 13 de junho, a leitura de “Diomedes”, uma célebre saga detetivesca de autoria de Lourenço Mutarelli e direção de Andrew Knoll. A leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.



O detetive particular Diomedes nasceu no livro “O Dobro de Cinco”, início da trilogia “O Enigma de Enigmo”. O protagonista, um ex-delegado aposentado que faz bicos como detetive particular para garantir alguns trocados, tem a missão de descobrir o paradeiro de um mágico chamado Enigmo. A inspiração para criar a personagem veio do pai de Mutarelli, que era policial. Diomedes é baixinho, gordo, careca, ostenta um bigode fininho e está quase sempre de chapéu. Na faixa dos 50 anos, foi abandonado pela mulher e não se relaciona com o filho, se achando um fracasso pessoal e profissional. Talvez essa seja a explicação para o exagero no álcool e no cigarro, além do caráter pouco confiável.



Em “O Dobro de Cinco”, Diomedes se envolve numa tremenda confusão: ao matar o domador de leões do circo, onde o mágico trabalhava, é perseguido por bandidos e alvejado por vários tiros, fazendo o leitor acreditar que teria sido assassinado. O sucesso de Diomedes surpreendeu seu criador, que decidiu mantê-lo vivo, contrariando seu estilo de eliminar o protagonista de suas histórias. Na sequência, em “O Rei do Ponto”, Diomedes é chantageado por um policial ambicioso que mostra saber que foi ele quem matou o domador de leões e o obriga a desvendar um mistério, envolvendo casais mortos por ingestão de veneno para ratos.



Em 2000, Lourenço Mutarelli foi convidado a lançar “O Dobro de Cinco” em Portugal, no Festival da Banda Desenhada de Amadora e, garante "que foram os dias mais encantadores e mágicos" que viveu. O autor resolveu incorporar essa viagem à trilogia e Diomedes ganhou status de "detetive intercontinental" em “A Soma de Tudo”, que é dividida em duas partes. Durante a trama Diomedes passa por poucas e boas, seguindo sempre o seu lema: "Servimos mais ou menos prá servir de vez em quando".



Projeto Cena HQ Brasil:

Com patrocínio da CAIXA, são realizadas leituras dramáticas mensais de graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. A curadoria dos autores é de José Aguiar e a curadoria dos encenadores de Paulo Biscaia Filho. O encontro entre quadrinhos e cena deflagra discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com debate entre o encenador e o autor da obra de cada leitura. Outras informações podem ser encontradas no site da CAIXA Cultural (www.caixa.gov.br/caixacultural) e no blog da série (http://cenahqbrasil.wordpress.com).



O Cena HQ Brasil traz ainda esse ano outros artistas consagrados, como André Diniz e Sandro Lobo. As direções estarão sob a batuta de grandes expoentes do teatro curitibano, como Edson Bueno, Sueli Araújo, Marcio Mattana, entre outros.



Ficha Técnica:

Quadrinho: “Diomedes”, de Lourenço Mutarelli

Leitura cênica e direção: Andrew Knoll

Elenco: Moa Leal, Kassandra Speltri e Otávio Linhares



Serviço:
Literatura: Cena HQ Brasil
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 13 de junho de 2012 - quarta-feira
Hora: 20h
Ingressos: Um livro não didático ou um livro de quadrinhos
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: