sábado, 23 de junho de 2012

Fora das sombras Título Original: Out of shadows Autor: Jason Wallace



   

Fora das sombras

Título Original:     Out of shadows

de Jason Wallace


Tradutor:     Marina Slade

Páginas:     308
Formato:     16 x 23 cm




Fora das Sombras, romance ímpar de Jason Wallace, é a estreia premiada de um autor que foi rejeitado por cerca de 100 editores e agentes antes do reconhecimento por parte da crítica e dos leitores. Permeado pelo contexto histórico conturbado, este livro é mais do que apenas memorável: ele faz jus aos prêmios que ganhou e é capaz de levar o leitor a pensar sobre como as suas ações definem o que cada um é.

Zimbábue, década de 1980. Após anos de guerra pela independência, Robert Mugabe assume o poder prometendo esperança e liberdade. Contudo, uma parte da população não está satisfeita com essas mudanças e pretende lutar para voltar ao passado. No meio desse turbilhão encontra-se o menino Robert Jacklin, inglês branco de treze anos, que tenta se adaptar à nova realidade.

A intenção inicial, segundo o autor, era focar na vida escolar do personagem principal. Mas, o contexto político começou a ganhar tamanha importância que ficou impossível deixá-lo de fora. Com a eleição de Mugabe, a população negra teve, enfim, esperança de que a paz reinasse. O problema é que os brancos queriam seu antigo país de volta, não o novo governo negro. E, para muitos, ainda há uma última luta a ser travada.

Fora das Sombras é um livro honesto, corajoso, instigante e perturbador que mostra a adaptação e as escolhas de um jovem que sente a obrigação de tomar um lado num conflito que não é seu. Não há meio-termo numa sociedade tão dividida.




A CRITICA

“Uma história memorável, comovente e perturbadora de passagem para a idade adulta.” - The Guardian

“Corajoso e devastador. Mais do que memorável. Impossível pôr de lado.” - Markus Zusak, autor de A Menina que Roubava Livros


O AUTOR


Jason Wallace nasceu em Cheltenham, Inglaterra, em 1969, e cresceu no subúrbio de Londres até a família decidir se mudar para o Zimbábue. Lá, estudou numa escola que lhe serviu de inspiração para este livro. Já adulto, voltou para a Inglaterra, onde se formou em web design. Seu primeiro romance, Fora das Sombras foi rejeitado por inúmeras editoras, mas ganhou alguns dos principais prêmios literários, como o Costa Children’s Book Award, o Branford Boase Award e o UKLA Children’s Book Award, além de ter sido finalista em muitos outros prêmios.

Clique aqui e conheça o Autor: Jason Wallace em seu livro 'dark' das crianças

http://www.bbc.co.uk/news/entertainment-arts-12157937http://www.bbc.co.uk/news/entertainment-arts-12157937


Como parte de sua série para apresentar os autores pré-seleccionados para concessão do Premio Livro do ano para crianças, o correspondente da BBC Nick Higham falou com Jason Wallace, vencedor do prémio  UKLA Children’s Book Award.

O seu romance Out of Shadows se desenrola em um colégio interno no Zimbabwe em 1980.

O AUTOR FALA SOBRE ELE

Nascido em Cheltenham em 1969, passei meus primeiros anos  no sudoeste de Londres até a minha família tentar uma nova vida no sul da África.

Especificamente, no Zimbábue, onde eu encontrei uma escola difícil, mas excelente e um mundo de experiência fantástica. Descendente de um jogador de críquete internacional e  sofredor de um enjoo - nos dias em que o único meio de alcançar a turnê da Austrália necessárias muitas semanas no mar -, percebi que minha ambição nunca foi da mesma forma facil,  e decidi, com a idade de 17, que eu queria ser um autor.
Sempre tive uma imaginação fértil, mas  é a escola que eu preciso agradecer por, inadvertidamente, ter alimentando a minha vontade de escrever através de uma forte disciplina (não havia tal coisa como uma desculpa) e uma boa educação, tanto dentro como fora da sala de aula.

Voltei para a Inglaterra com o meu plano de vida no bolso,de posse de um diploma universitário e, em seguida, um emprego. nem é preciso dizer que ser publicado não aconteceu do dia para a noite, Mas a principal coisa é que, eu escrevi - tarde da noite, no trem para o trabalho, em minha hora de almoço ... Nunca houve uma  desculpa boa o suficiente para me fazer parar. E, além disso, é tudo que eu realmente queria fazer.




LANÇAMENTO






Nenhum comentário: