quinta-feira, 7 de junho de 2012

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 8 A 14 DE JUNHO DE 2012

De 05 a 10

MOSTRA DE FILMES ITALIANOS (programação final)

Programação de filmes da segunda edição do Evento MIA CARA CURITIBA, em parceria com o Consulado Geral da Itália em Curitiba

Filmes com legenda em português.

Classificação livre para todos os filmes da mostra.

Entrada gratuita para a mostra

Dia 8 - 16h30
A VIDA FÁCIL | LA VITA FACILE (Itália, 2010 – 96 min – comédia - DVD). Direção de Lucio Pellegrini.

20h30

VINTE CIGARROS | 20 SIGARETTE (Itália, 2010 – 94 min – drama - DVD). Direção de Aureliano Amadei.

.

Dia 9 - 16h30
VINTE CIGARROS | 20 SIGARETTE (Itália, 2010 – 94 min – drama - DVD). Direção de Aureliano Amadei.

20h30

A MULHER DA MINHA VIDA | La Donna della mia Vita (Itália, 2010 – 96 min – comédia - DVD). Direção de Luca Lucini.

Dia 10 – 16h30
A MULHER DA MINHA VIDA | La Donna della mia Vita (Itália, 2010 – 96 min – comédia - DVD). Direção de Luca Lucini.
20h30

A VIDA FÁCIL | LA VITA FACILE (Itália, 2010 – 96 min – comédia - DVD). Direção de Lucio Pellegrini.

Dia 11, 19h30
MOSTRA DE CINEMA DE JORNALISTAS PRODUTORES – SINDIJOR/PR

Evento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Cinemateca.

O evento teste tem como objetivo ser exemplo para outras ações que exponham a produção de jornalistas além de seu campo de atuação. Após a exibição debate com os autores.

Classificação 14 anos para todos os filmes da mostra

Entrada gratuita

AVES DO BRASIL CENTRAL (PR, 2009 – 20’ – documentário - DVD). Direção:HavitaRigamonti
As aves desempenham importante papel ecológico polinizando plantas, dispersando sementes e controlando insetos e outros animais. Dessa forma participam de cadeias alimentares como presas e predadores, garantindo condições naturais à manutenção da biodiversidade. O vídeo Aves do Brasil Central é um documentário que mostra mais de 100 espécies trafegando pelo conceitual de Observação de Aves ou Avistamento de Aves para alguns.
NATAL (PR, 2011 – 15’ – ficção - DVD). Direção: Eugênio Thomé e Gustavo Yuki Miyakawa.

Eriberto é o porteiro de um edifício residencial escalado pelo síndico para o plantão na noite de Natal. Na sua solitária rotina na portaria do prédio, ele participa de um acontecimento que vai alterar a ordem do que parecia ser uma noite vazia.

O OLHO DO ABUTRE (PR, 2010 – 15’ – ficção - DVD).Direção: June Meireles
Um ancião, em uma casa antiga. Um enfermeiro, que cumpre com eficiência sua função de cuidador, até que tem um surto psicótico em que se julga perseguido pelo “olho” do patrão. O curta faz uma adaptação livre do conto “O coração delator”, de Edgar Allan Poe, considerado o precursor da narrativa de terror.
OVOS DE DINOSSAURO NA SALA DE ESTAR (PR, 2011 – 12’ – documentário - DVD). Direção: Rafael Urban.

A alemã Ragnhild Borgomanero, 77 anos, estudou fotografia HD e fez  cursos de   Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.

REJONEO (PR, 2010 – 5’ - DVD). Direção de Eduardo Baggio.

(“tourada”, em espanhol), apresenta uma compilação de imagens de grandes touradas, espetáculo em que o touro é cruelmente machucado, despertando sentimentos variados no público.

Dia 12 – 16h, 18h e 20h

CINEMA E FUTEBOL – 2 ANOS PARA A COPA DO MUNDO

UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL (BR,1999 - 21’ - DVD). Direção de Paulo Macline.

A partir das lembranças de Zuza, um companheiro de pelada, o curta conta histórias da infância do rei do futebol Pelé nos campos de terra da cidade de Bauru, no interior de São Paulo.

CINE PELÉ (BR, 2011 – 60’ – documentário - DVD). Direção de Evaldo Mocarzel.

Documentário sobre a obra artística do Rei do Futebol.

O roteiro é centrado nas atuações de Pelé no cinema, desde O Rei Pelé, de 1962 até o definitivo Pelé Eterno (2004). A cada produção, o ex-camisa 10 tece comentários sobre como a obra foi feita, suas dificuldades e histórias de bastidores, incluindo atuações com Sylvester Stallone, Michael Caine, os Trapalhões e direções de Anselmo Duarte e Ipojuca Pontes. Mocarzel também aproveitou para discutir futebol com Pelé. Messi, Kaká, Di Stéfano e o “rival” Maradona foram abordados. “O recorte é o Pelé no cinema, a paixão pela música. Mas não tinha como falar dele sem falar de futebol”, contou o diretor.

O filme foi exibido na  15ª edição do Festival Cine PE, que homenageou Pelé, em abril do ano passado.  

Classificação para os dois filmes: 14 anos

Entrada franca

De 13 a 17 de junho de 2012

II SEMINÁRIO CULTURA DA PRESERVAÇÃO

Realização: Cinemateca de Curitiba

Inscrições gratuitas no local sujeitas à lotação da sala. Será fornecido certificado.

Dia 13

Filmes Restaurados pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro

16h

MENINO DO ENGENHO (1965 – 100’  - DVD). Direção Walter Lima Jr. Com Antonio PItanga, Geraldo Del Rey e Maria Lucia Dahl.
1920, na Paraíba. Após a morte da mãe, o menino Carlinhos  é enviado para o engenho Santa Rosa para ser criado pelo avô e pelos tios. Lá ele testemunha a chegada de um novo tempo, com o advento das modernas usinas de açúcar e as transformações econômicas e sociais pelas quais passa a produção canavieira, mudanças que irão afetar a vida de todos. Quando ele cresce e vai para o colégio, já não é mais o garoto ingênuo e inocente que chegou no engenho.

18h

O PAÍS DE SAN SARUÊ (BR, 1971 – 90’ - DVD). Direção de Vladimir Carvalho.

Documentário sobre a região sertaneja do Rio do Peixe (localizada no polígono nordestino da seca, região fronteiriça entre Paraíba, Pernambuco e Ceará) e a evolução de suas atividades econômicas.

20h

O HOMEM QUE VIROU SUCO (BR, 1979 – 90’ – ficção - DVD). Direção de João Batista de Andrade, com José Dumont, Célia Maracajá, Ruth Escobar.

Deraldo, poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão.

Dia 14 - 16 h
APÃ (PR, 2010 – 23’ – documentário). Direção de Pedro Merege e Valencio Xavier.

Registro da comunidade quilombola do Apã em 1980 e em 2008. Esta comunidade está localizada a cerca de 100km de Curitiba.

NO LIXO DO CANAL 4 (BR, 2011 – 72’). Direção de Yanko del Pino.

MELHOR LONGA-METRAGEM  RECINE 2011

O filme compila de maneira criativa o acervo da TV Iguaçu, do Paraná, nos anos 1970, que por pouco não foi jogado no lixo. Exemplifica como um acervo do gênero pode ser apresentado sem linearidade ou didatismo, mas antes usando o material para compor um ensaio sobre memória e esquecimento, seleção e descarte. O turbilhão de imagens ganha uma leitura metafórica, às vezes irônica, mas sempre inteligente.

19h 

Mesa Redonda- Restauração de filmes  e uso de materiais de arquivo, com Yanko Del Pino, Adenilson  Muri Cunha, Paloma Rocha e Fábio Socoreli..

Mediação: Fernando Severo (diretor do MIS/PR).

21h

O LEÃO DE SETE CABEÇAS | Der Leone Have Sept Cabeças (Itália/Roma, 1970 – 95’ – ficção - DVD). Direção de Glauber Rocha.

Uma história geral do colonialismo euro-americano na África, uma epopéia africana, preocupada em pensar do ponto de vista do homem do Terceiro Mundo, por oposição aos filmes comerciais que tratam de safáris, ao tipo de concepção dos brancos em relação àquele continente.

Dia 15 - 19h

Mesa Redonda:  A Cultura da Preservação na Universidade, com Marília Franco (USP), João de Lima (UFPB), Hernani Hefner (Cinemateca do MAM) . Mediação: Marcos Sabóia (Cinemateca de Curitiba). 

21h

O LEÃO DE SETE CABEÇAS | Der Leone Have Sept Cabeças (Itália/Roma, 1970 – 95’ – ficção - DVD). Direção de Glauber Rocha.

Dia 16 - 16h

PÁTRIA REDIMIDA (BR, 193 – 55’ - documentário). Direção de João Baptista Groff.

Filme documentário sobre a Revolução de 30, realizado pelo pioneiro do

cinema paranaense João Baptista Groff.

19h   

Mesa Redonda: Cineastas fora do eixo. - Alexandre Pimenta sobre Igino Bonfiori.  - Aristides Junqueira  e Glênio Povoas, sobre Leopolidis-Som. -  Estevan  Silveira sobre João Batista Groff.

Mediação Fernanda Coelho (SP)

21h

Exibição de filmes recuperados sobre Igino Bonfiori (Minas Gerais) e sobre Leopolidis-Som (Rio Grande do Sul.

Dia 17 - 16h, 18h e 20h

Filme Restaurado pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro

RICO RI À TOA (Brasil, 1957 – 98min.). Direção de Roberto Farias.

Comédia com Zé Trindade que marca a estreia do diretor Roberto Farias.

Cinemateca

Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.

Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: