segunda-feira, 9 de julho de 2012

Joana, A Louca - Linda Carlino

Joana, a louca

de Linda Carlino



Número de páginas: 416
Formato: 16 x 23 cm

O LIVRO
Espanha, século 16. Traída pelo marido, pelo pai e pelo filho, ela ousou desafiar um império e a Igreja para ser coroada rainha. Uma história de audácia e bravura, fascinante como poucas. O livro narra a saga de uma das personagens mais fascinantes da história europeia dos séculos 15 e 16. Filha dos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, Joana é oferecida em casamento a Felipe, o Belo, sacramentando uma aliança política com os poderosos Habsburgo da Áustria. Com a morte da mãe, torna-se rainha de Castela, mas nunca reinou de fato. Joana é traída sucessivamente por aqueles que mais amou. Alijada do poder, primeiro pelo marido, Felipe, em seguida pelo pai, Fernando, e até pelo próprio filho, que se tornaria o poderoso imperador Carlos V, acaba confinada em um castelo em Tordesilhas, onde passou a maior parte de sua vida. No entanto, jamais se resignou, e não mediu esforços para resistir às traições que lhe foram impostas, lutando contra os poderosos e até contra a Igreja – o que lhe valeu o epíteto de "Louca".

A AUTORA

A escritora e pesquisadora britânica Linda Carlino é uma apaixonada por História, com especial interesse nos séculos 15 e 16. Foi professora em Barnard Castle, na Inglaterra, e trabalhou como consultora em uma editora de livros daquele país. Eleita membro da Society of Authors (Sociedade dos Autores) do Reino Unido, faleceu em 2010. Escreveu também A Matter of Pride (Uma questão de orgulho, em tradução livre), sobre a vida do imperador Carlos V, e Wives & Other Women (Esposas & outras mulheres, em tradução livre), sobre Felipe II da Espanha. Joana, a Louca, foi seu primeiro romance.

Linda Carlino, nunca teve a intenção de se tornar uma escritora, mas durante as férias na Espanha há vinte anos transformou sua vida.  Levou-a estudar espanhol a sério, fazendo muitas de pesquisa e fazer  muito mais viagens para a Espanha, "Bem, alguém tem que fazê-lo". Ela tornou-se viciada em personagens fascinantes de sua história e suas ligações com a Inglaterra. E então veio o sonho de escrever sobre algumas dessas figuras históricas.

"A viagem de sonho à realidade, embora seja  um grande desafio, tem sido a aventura mais gratificante que eu já empreendido."

O primeiro livro, That Other Juana (Queen Juana I of Spain é uma história de amor obsessivo, a paixão descontrolada - e mais , traição cruel e cínica. Em seguida, A Matter of Pride (Charles V, HRE), seu filho, dá uma visão cética, irreverente e bem-humorado de um dos maiores - supostamente, imperadores da Europa. E, finalmente,o  neto da rainha Juana, esposas e outras mulheres (Filipe II de Espanha): A história de Philip procura um herdeiro do sexo masculino em casamentos sem amor e muitas amantesm.Mas a jornada não termina com essa trilogia -ainda iria escrever a história de uma menina ilegítima que foi colocada em um convento por Filipe II. Uma vida inteira de reclusão e obscuridade deve ter sido muito para ela, mas mostrouxe-se exatamente o oposto. Muito interessante a ser ignorado.

Linda Carlino narra com leveza e precisão histórica a saga desta personagem inteligente, de personalidade forte e temperamento irascível. Sem perder o compromisso com os fatos, lança mão da ficção para recriar toda a atmosfera dos bastidores do poder na Europa da época, sempre sob o sagaz e feminino olhar de Joana. Sobre a autora A escritora e pesquisadora britânica Linda Carlino é uma apaixonada por História, com especial interesse nos séculos 15 e 16. Foi professora em Barnard Castle, na Inglaterra, e trabalhou como consultora em uma editora de livros daquele país. Eleita membro da Society of Authors (Sociedade dos Autores) do Reino Unido, faleceu em 2010.

Um lançamento

Nenhum comentário: