terça-feira, 3 de julho de 2012

Lua de Papel lança o “Almanaque da música pop no cinema”, que traça panorama histórico e cultural das trilhas sonoras nos filmes que marcaram gerações



OBRA DO APRESENTADOR RODRIGO RODRIGUES CHEGA ÀS LIVRARIAS EM JUNHO

Imagine uma cena de perseguição de 007 sem aquelas músicas alucinantes para embalá-la. Ou então Rocky lutando nos ringues com nenhum som além dos gritos da plateia. E ainda “Summer Nights”, de “Grease”, em forma de conversa e não cantada, em um dos momentos mais memoráveis do filme. Sem graça, não é?

A Lua de Papel, selo do grupo LeYa, lança em junho o “Almanaque da Música Pop no Cinema”, do apresentador de TV e músico Rodrigo Rodrigues. O livro, recheado de fotos, conta a história da música no cinema, desde a época em que as trilhas eram tocadas ao vivo, em sincronia com as cenas e arranjos improvisados pelos músicos no momento da exibição até as principais trilhas sonoras da sétima arte.

A obra traz uma sinopse de cada longa citado, explica o motivo da trilha sonora ser marcante, além de contar curiosidades sobre o filme e trazer a trilha sonora completa. Quem não se lembra da música de “Os Goonies”? Ou de Uma Thurman em Pulp Fiction ouvindo “Girl, you’ll be a woman soon”, na pele de Mia Wallace?  E da batida deliciosa à la Beatles, do refrão de  “That thing you do”, do “The Wonders – O sonho não acabou”?

Mas por trás de cada trilha sonora, existe uma história que por si só daria um outro filme. Por exemplo, James Cameron sonhava que a cantora Enya fizesse a trilha sonora de “Titanic”, mas uma série de contratempos a impediu e Celine Dion acabou sendo a próxima escolha, e “My heart will go on” se transformou numa das canções mais memoráveis até hoje. Tom Parker, o empresário de Elvis Presley, descobriu o filão de colocar o rei do rock para estrelar filmes. “Filmes que alimentam discos que alimentam filmes”, era o que Parker dizia. Em um período de cerca de 10 anos, Elvis estrelou 31 filmes, mais do que a diva Marilyn Monroe ao longo de toda a sua carreira, e chegou a ser o ator mais bem pago de Hollywood na época. E Kevin Bacon foi escolhido por acaso para estrelar “Footloose – Ritmo Louco”, já que a escolha inicial era Tom Cruise, depois de sua antológica cena de dança em “Negócio Arriscado”.  Em resumo, o livro reúne histórias curiosas que vão surpreender mesmo os amantes desses filmes e das canções.

Entre muitas outras curiosidades, Rodrigo consegue mostrar ao longo das páginas deste almanaque que a trilha sonora deixou de ser apenas um acessório para os filmes. Com função essencial na trama, cada batida de uma música se torna característica intrínseca aos filmes e cenas mais marcantes nas vidas dos espectadores.



Ficha Técnica

Título: Almanaque da música pop no cinema

Autor: Rodrigo Rodrigues

Formato: 20,5 x 22,5 cm

Páginas: 216




Sobre o autor:

Rodrigo Rodrigues é apresentador dos canais ESPN, idealizador e guitarrista do grupo The Soundtrackers e autor do livro “As aventuras da Blitz”, biografia da banda carioca que revolucionou o rock no Brasil. Foi repórter e apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura, por 8 anos. Também teve passagem pelo SBT e Band. Adora música, cinema e futebol, não necessariamente nessa ordem.


Nenhum comentário: