terça-feira, 3 de julho de 2012

Orquestra À Base de Corda no Unimúsica de Porto Alegre





No dia 4 de julho, a Orquestra À Base de Corda, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, participa do projeto Unimúsica, em Porto Alegre, evento que em 2012 reúne uma série de concertos mensais com orquestras e big bands brasileiras. Ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o projeto, que já existe há mais de 30 anos, tornou-se referência tanto para o público que acompanha as séries anuais como para profissionais da música de todo o país.

 Além da Orquestra À Base de Corda, outras orquestras de renome, como a Banda Mantiqueira, de São Paulo, a Orkestra Rumpilezz, de Salvador, e Juan Schellemberg Orquestra, de Montevidéu/Porto Alegre, participam do festival. A Orquestra À Base de Corda apresenta um repertório que, na sua maior parte, é integrado por composições de seus músicos. O concerto traz canções do CD “Nosso Som”, com lançamento previsto para este ano.

A “Suíte OABC” é a única que foi composta por um músico não integrante da Orquestra. Foi dedicada ao grupo pelo pianista André Marques, que acompanha Hermeto Pascoal em seus shows. “O CD também tem a justa homenagem a Osiel Fonseca, nosso eterno músico, arranjador, compositor, e tudo mais que a música permita exercer”, comenta o diretor artístico da Orquestra, João Egashira, referindo-se ao pianista que faleceu em 2008. Além do concerto, o evento também prevê a participação dos integrantes da Orquestra  em um workshop para falar sobre o trabalho que desenvolvem.

A Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar – desde 2001, conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes.

Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão e Josimar Carneiro. Já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta e Dimos Goudarolis.

Entre suas apresentações mais importantes estão as realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba (2001 a 2010), no 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí e no Acorde Brasileiro em Porto Alegre. Em 2008 lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo.



Serviço:

Concerto da Orquestra À Base de Corda em Porto Alegre

Local: Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Data: 5 de julho de 2012 (quinta-feira), às 20h

Informações no site www.difusaocultural.ufrgs.br

Nenhum comentário: