terça-feira, 10 de julho de 2012

Sempre Um Papo traz Leonardo Boff a Curitiba







O Sempre Um Papo e a Volvo recebem o teólogo e escritor Leonardo Boff, em Curitiba, para um balanço da “Rio + 20” e lançamento dos livros “As Quatro Ecologias – Ambiental, Política e Social, Mental e Integral” (Mar de Ideias) e “Sustentabilidade – O Que É – O Que Não É” (Vozes). No encontro, Boff vai traçar um panorama sobre sustentabilidade e ecologia, desde o século XVI até o início do século XXI, submetendo à crítica os vários modelos existentes de desenvolvimento sustentável, situando esse tema e suas práticas no panorama atual. O encontro ocorre no dia 16 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro Regina Vogue, com entrada Gratuita.
A Carta da Terra, um dos documentos mais inspiradores dos inícios do século XXI, abre com uma frase grave: “Estamos diante de um momento crítico da história da Terra (...). A escolha é nossa e deve ser: ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e cuidar uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a destruição da diversidade da vida”. A resposta a essa situação chama-se sustentabilidade e ela vem conjugada com o princípio do cuidado e da prevenção. “Sustentabilidade – O Que é e o Que Não é”, situa este conceito e suas práticas no panorama atual. Em primeiro lugar, traz as origens do conceito e os modelos de sustentabilidade. Segue uma averiguação das causas da insustentabilidade acompanhada por capítulos que tratam dos pressupostos para um conceito integrador de sustentabilidade, as novas frentes e a conexão com a temática do desenvolvimento, da educação e do indivíduo. Em anexo apresenta a Carta da Terra e dicas para a sustentabilidade ecológica. O texto interessa ao público consciente das grandes questões atuais, professores ligados ao tema da sustentabilidade e estudiosos ávidos em entabular um diálogo construtivo.
No livro “As 4 Ecologias”, Leonardo Boff apresenta como numa leitura de cegos, os elementos mais relevantes da discussão atual. Ela se dá em quatro grandes vertentes: a ecologia ambiental, a ecologia política e social, a ecologia mental e a ecologia integral. A obra é uma proposta de reflexão atual de Leonardo Boff sobre questões ambientais urgentes que foi produzida originalmente em vídeo, e que agora é apresentada em formato livro+DVD. Juntamente, está incluso o trabalho de orientação para educadores, desenvolvido pelo Prof. Romualdo Dias – UNESP Campus de Rio Claro – que se propõe a articular uma dinâmica de grupo e discussão com os temas abordados no livro: Ecologia Ambiental, Ecologia Política e Social, Ecologia Mental e Ecologia Integral.


Leonardo Boff

Doutorou-se em teologia e filosofia no Brasil e na Alemanha. Durante mais de 20 anos foi professor de teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Por vários anos coordenou o editorial religioso da Editora Vozes. Ajudou a formular a teologia da libertação. Foi professor de ética e filosofia da religião na Universidade do Rio de Janeiro. É autor de mais de 70 livros, entre os quais: “Homem: Satã ou Anjo Bom?”, “Brasa Sob Cinzas”; “O Rosto Materno de Deus”; “Igreja: Carisma e Poder”; “Ecologia: Grito da Terra, Grito do Pobre”. Participa da Comissão Internacional da Carta da Terra. Em 2001, por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia, foi agraciado com o Prêmio Nobel alternativo da paz.

Sempre Um Papo


Há 26 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos”", promove a difusão do livro e seu autor. O projeto já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, todo sábado e domingo, há 9 anos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua quinta edição, distribuída para mais de 6.000 escolas brasileiras. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 400 programas com escritores brasileiros e internacionais, gratuitamente, além de diversos seminários, na íntegra.



Serviço:

Sempre Um Papo com Leonardo Boff

Dia: 16 de julho, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro Regina Vogue (Avenida 7 de Setembro, 2775 - Shopping Estação)

Informações : (41) 2101-8292

Entrada Gratuita

Nenhum comentário: