quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fundação Cultural promove Encontro de Coletivos de Cinema



            A Fundação Cultural de Curitiba promove neste fim de semana, na Cinemateca, o I Encontro de Coletivos de Cinema. De 31 de agosto a 2 de setembro (sexta a domingo), serão exibidos filmes realizados coletivamente, modelo que tem obtido destaque no circuito cinematográfico brasileiro nos últimos anos, conquistando prêmios em grandes festivais.  Serão realizadas também mesas-redondas, com a presença de realizadores de diversos coletivos de cinema do Brasil.
            As mesas-redondas acontecem na sexta-feira e sábado às 19h30. A primeira contará com a participação dos representantes do Coletivo Símio (Recife), Coletivo Duas Mariola (Rio de Janeiro), Coletivo Alumbramento (Ceará) e Coletivo Atalante (Curitiba); a segunda mesa será sobre distribuição de filmes alternativos, com a presença de representantes da Vitrine Filmes e Lume Filmes. Os filmes serão exibidos em sessões às 16h e 18h, e no domingo também às 20h.
            De acordo com a coordenadora da Cinemateca de Curitiba, Solange Stecz, a produção dos coletivos é o que existe de mais novo na linguagem do cinema brasileiro. “A ideia é mostrar para a comunidade essa nova produção, e também estabelecer laços com esses realizadores, oferecendo os espaços da Fundação Cultural de Curitiba para a exibição de seus filmes, já que a distribuição é uma das maiores dificuldades desses grupos”, explica Solange. Por isso, além de reunir os realizadores, o encontro traz também representantes de distribuidoras independentes. “Será um espaço de discussão para que essas pessoas mostrem suas experiências”, afirma.
            Solange Stecz conta que a base teórica para a organização do evento é um artigo acadêmico de Fábio Ribeiro, seu aluno no Curso de Cinema da FAP – Faculdade de Artes do Paraná. Fábio fez uma reflexão a respeito dos coletivos de cinema e integrará uma das mesas-redondas. A programação é gratuita para todo o evento.
            Confira a programação completa:

Dia 31
16h:
AMIGOS DE RISCO (BR/Recife, 2007 – 85’ – ficção – DVD). Direção de Daniel Bandeira.
Após anos em fuga, Joca está de volta à cidade. E, para comemorar, nada melhor que uma noitada com seus bons amigos Nelsão e Benito. Mas o alegre reencontro vira um pesadelo quando Joca subitamente passa mal. Sem dinheiro, transporte ou comunicação, seus amigos agora precisam carregá-lo pela cidade deserta até o hospital mais próximo. Vai começar uma corrida contra o tempo cheia de surpresas capazes de abalar os mais firmes laços de amizade.
SESSÃO COMENTADA – PRESENÇA DO DIRETOR DANIEL BANDEIRA

18h:
SELEÇÃO DE CURTAS REALIZADOS POR COLETIVOS DE CINEMA DO BRASIL:
ADORMECIDO (BR, 2011 - Ensaio  – 7’ - DVD) Direção de Clarissa Campolina.
Por toda a parte, quando anoitece, luzes e cartazes publicitários tornam-se os únicos seres com vida entre as ruas inertes. Seres que nunca se encontram, desconhecidos quase exatamente iguais.
QUEDA (BR, 2000/2010 - 14’35” – ficção - DVD). Direção de Pablo Lobato.
Antenor joga durante a noite. O jovem escritor espera o sono chegar e lança seu corpo ao tabuleiro. Numa das folhas encontradas no quarto de hotel onde ele vivia, lemos - “Trapacear a linguagem para liberar gravidades, para liberar vida. Experimentar as imagens como arremessos, desaparições, choques, magias, maquinarias, sabores”.
O AMOR NUNCA ACABA (BR/CE, 2012 - 20’ – ficção - DVD). Direção de Ricardo Pretti e Luiz Pretti.
Não importa quem. Seja Ela - esse alguém. Não impossível que ainda vem.
INSTANTÂNEOS  (BR/RJ, 2009 – 15’ - documentário - DVD). Direção de Andrea Capella e Peter Lukas
O retrato de uma noite do último fotógrafo de bares da Lapa.

19h30:
MESA REDONDA – TEMA: OS COLETIVOS DE CINEMA NO BRASIL
Integram a mesa realizadores de diversos coletivos de cinema:
Clarissa Campolina: Realizadora do Coletivo Teia (Belo Horizonte).
Marina Meliande: Realizadora do Coletivo Duas Mariola (Rio de Janeiro).
Luiz Pretti:  Realizador do Coletivo Alumbramento (Fortaleza).
Daniel Bandeira: Realizador do Coletivo Símio (Recife).

Dia 01
16h:
Exibição do filme A ALEGRIA (BR, 2010 – 100’ – ficção - DVD). Direção  de Felipe Bragança e Marina Meliande.
Luíza é uma garota de 16 anos que vive com a mãe. Um dia seu primo João é baleado em Queimados, cidade da Baixada Fluminense, e desaparece. Todos acham que João foi morto, menos Luíza, que recebeu uma visita dele logo após o ocorrido. Elenco: Tainá Medina, Mariana Lima, Junior Moura
Classificação 14 anos

18h:
SESSÃO COMENTADA COM A PRESENÇA DA DIRETORA MARINA MELIANDE
Exibição do filme DESASSOSSEGO (BR, 2011 – 63’ – drama - DVD).
Direção de Felipe Bragança e Marina Meliande, que dividem o comando do filme coletivamente com outros profissionais como Karim Ainouz, Marco Dutra, Juliana Rojas, Helvécio Marins, Clarissa Campolina e Caetano Gotardo.
O filme se desenrola a partir de uma carta escrita com base em um bilhete encontrado num armário abandonado.
Classificação 12 anos

19h30:
MESA REDONDA – TEMA: DISTRIBUIÇÃO ALTERNATIVA
Mediação:  Miguel Haoni, do Coletivo Atalante
Integram a mesa redonda:
Diana Moro, representando a Moro Filmes.
Silvia Cruz, representando a Vitrine Filmes.
Frederico Machado, representando a Lume Filmes.

Dia 02
16h:
DESASSOSSEGO (BR, 2011 – 63’ – ficção - DVD). Direção de Felipe Bragança e Marina Meliande, que dividem o comando do filme coletivamente com outros profissionais como Karim Ainouz, Marco Dutra, Juliana Rojas, Helvécio Marins, Clarissa Campolina e Caetano Gotardo.
Classificação 12 anos

18h:
Exibição do filme NO LUGAR ERRADO (BR-CE/DF/RJ, 2011 - 70’ - ficção).
Direção de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti
Durante uma noite o reencontro de quatro amigos será marcado por um jogo de mentiras e verdades com consequências inesperadas. Filme realizado a partir da peça "Eutro" dirigida por Rodrigo Fischer.
Classificação 14 anos

20h:
Exibição do filme KFZ-1348 (BR, 2008 – 81’ – documentário – 35mm). Direção de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso.
O documentário KFZ-1348 parte em busca de histórias, tendo o carro como fio condutor e a vida de seus proprietários como janela privilegiada para observação da sociedade brasileira.
Classificação livre
Entrada franca para todos os filmes e debates.

Nenhum comentário: