segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Guia de uso do português Confrontando regras e usos de Maria Helena de Moura Neves

Guia de uso do português

Confrontando regras e usos

de Maria Helena de Moura Neves

 

Formato: 16 x 23
Páginas: 830
Edição: 2ª
Ano: 2012
Acabamento: Brochura
Peso: 1340g

 

IMPERDÍVEL ! Essencial para estudantes e "coleguinhas" em geral que ainda acreditam ser necessário escrever corretamente para se comunicar.


O que é certo, o que é errado no uso do português? O que são normas? Neste livro, organizado a partir de um estudo exaustivo dos usos vigentes do português contemporâneo do Brasil, a autora defende que se pode contrariar a norma e que há liberdade de escolha no uso da língua. Dirigindo-se a todos os que se expressam por meio do idioma, e não apenas a estudantes ou profissionais de ramos relacionados às Letras, ela apresenta tanto o modo como os manuais normativos dizem que “se deve” utilizar o idioma, quanto o modo como de fato se fala e escreve em português no país.

O objetivo é orientar o uso da língua considerando-se as variadas situações de comunicação, sem apego a uma ou outra das duas atitudes predominantes em relação à norma linguística – a dos que concebem a língua como fato homogêneo e estático, e a dos que consideram as questões de norma um falso problema, algo que se emprega meramente para marcar a superioridade de um grupo social sobre outro.

O Guia de uso do português foi concebido em oposição a esses dois pontos de vista sobre a norma, oposição que se confirma na explicação de cada uso, na organização de cada verbete, na seleção do que foi examinado. Ao recusar o unilateralismo e o simplismo, o livro constrói um discurso bem fundamentado sobre o uso linguístico, que se assenta não sobre opiniões preconcebidas, mas sobre um minucioso, amplo e paciente trabalho de pesquisa.



A AUTORA
Maria Helena de Moura Neves
é lingüista, doutora em Letras (Letras Clássicas) pela USP. Professora aposentada voluntária da Unesp, é autora também de Gramática de usos do português (Editora Unesp, 2000).

UM LANÇAMENTO


Nenhum comentário: