quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hoje - Fronteiras do Pensamento São Paulo abre segundo semestre de 2012 com discussão sobre ceticismo





Há trinta anos o psicólogo americano Michael Shermer se dedica a combater superstições. Autor de quinze títulos, criou uma ONG, uma revista (Skeptic Magazine), sites e programas de TV focados em promover o pensamento científico e desmascarar charlatões. Em sua primeira visita ao Brasil, Shermer fará conferência no Fronteiras do Pensamento São Paulo no dia 29 de agosto, abordando seus estudos sobre a psicologia da crença a partir de seu característico viés cético, que diz ser um método, e não uma posição.



Para Shermer, cuja mais recente obra, Cérebro e Crença (Editora JSN), acaba de ser lançada no Brasil, a tendência a se iludir com fantasias é própria do processo mental humano. "A neurociência identifica padrões de ondas cerebrais que nos levam a criar crendices e a ter prazer na constatação de que temos respostas às nossas dúvidas", diz. A ciência é democrática e a crendice intolerante, define o autor. No entanto, é impossível deixar de crer, pois mesmo a ciência depende da nossa capacidade de elaborar crenças. Qualquer experimento nasce com uma premissa baseada no que se acredita ser verdade. Ideologias também precisam da habilidade de crer.



Sobre Michael Shermer: Professor e escritor norte-americano, Michael Shermer é mestre em Psicologia experimental e Ph.D. em História da Ciência. É articulista semanal da Scientific American e autor de quinze obras. Seu último livro, Cérebro e Crença, acaba de ser lançado no Brasil pela Editora JSN.



Serviço:

O QUÊ: Fronteiras do Pensamento São Paulo - Michael Shermer

QUANDO: 29 de agosto, quarta-feira

ONDE: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Luz)

HORÁRIO: 20h30

INFORMAÇÕES: 11 4007-1200 e www.fronteiras.com



Programação completa Fronteiras do Pensamento São Paulo:

29 agosto: Michael Shermer

05 setembro: Tzvetan Todorov

18 setembro: Susan Greenfield

10 outubro: Michel Onfray

30 outubro: Mohamed ElBaradei



Sobre o Fronteiras do Pensamento_ O projeto cultural múltiplo aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão vanguardistas em suas áreas de pesquisa e pensamento.



Organizado a partir de um curso de altos estudos, dirigido ao grande público, o seminário tem como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados, detentores de visões distintas e muitas vezes conflitantes. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, os maiores pensadores em atuação.



Em seis anos de existência, somam-se mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores. Segundo o consultor acadêmico do curso, professor Dr. Donaldo Schüler, o Fronteiras "quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos alunos uma visão real dos próximos 10 ou 20 anos, nas diferentes áreas contempladas".



Realizado tradicionalmente em Porto Alegre, ainda que com extensões em outras cidades e presença na mídia nacional, o ano de 2012 marca a sexta temporada do Fronteiras em Porto Alegre e o segundo ano em São Paulo.
O Fronteiras do Pensamento São Paulo é apresentado pela Braskem e tem o patrocínio da CPFL e Natura. Universidade parceira Mackenzie. Promoção Folha de S.Paulo e parceria cultural Casa do Saber. Parceiros de mídia Revista Piauí, TV Cultura e CBN.

Nenhum comentário: