domingo, 19 de agosto de 2012

NUTRIÇÃO PARA DOENÇA DE ALZHEIMER

 

NUTRIÇÃO PARA DOENÇA DE ALZHEIMER
de Drª. Fernanda Santos Thomaz; Profª. Drª. Renata Furlan Viebig


PÁGINAS:      176

A população mundial de idosos está aumentando nos últimos anos e, conseqüentemente, cresce também o número de doenças relacionadas à idade, particularmente as degenerativas, como a Doença de Alzheimer. No entanto, este processo pode ser amenizado e diminuído com a prática de exercício físico regular e bem orientado, preferencialmente ao longo de toda a vida. Desta forma este trabalho teve o propósito de contribuir com a comunidade científica através da identificação de aspectos relevantes e atuais sobre a importância da prática de exercício físico na Doença de Alzheimer. As recomendações de exercícios físicos devem se basear nos estilos de vida de cada indivíduo, podendo reduzir em aproximadamente 30% a 50% o risco de uma pessoa desenvolver a Doença de Alzheimer, sendo que as pessoas que têm uma tendência genética podem ter o risco reduzido em até 60% se praticarem exercícios regularmente. O Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM) preconiza a prática de exercícios aeróbios, de intensidade de 40 a 60% da freqüência cardíaca de reserva, com duração aproximada de 20 minutos e freqüência de três vezes por semana. Assim, faz-se necessário programas regulares de exercício físico para prevenção e tratamento da DA e de outras doenças que acometem especialmente as pessoas idosas.


Como utilizar a Nutrição para melhoria da qualidade de vida dos portadores desta doença   

 
O novo lançamento da editora M.books tem como objetivo complementar os conhecimentos de profissionais de saúde e cuidadores, de forma a proporcionar ferramentas que melhorem o desenvolvimento de planejamentos alimentares equilibrados, direcionados à prevenção e ao tratamento da Doença de Alzheimer.

Recentemente, a Doença de Alzheimer (DA) tem sido objeto de interesse da comunidade científica, em especial o possível papel da nutrição no seu tratamento e prevenção, este livro tem como intuito proporcionar um aprofundamento maior sobre está doença e mostrar como a nutrição pode melhorar a qualidade de vida dos portadores desta doença.

Esta obra foi cuidadosamente elaborada, baseada na literatura científica disponível, com ênfase nos fatores que interferem no estado nutricional dos portadores da Doença de Alzheimer, bem como sobre os cuidados alimentares específicos na enfermidade.


AS AUTORAS

Drª. Fernanda Santos Thomaz – Graduada em nutrição pelo centro universitário São Camilo. É autora de artigos publicados em canais de congressos e revistas científicas nacionais e internacionais. Nutricionista responsável por diversas academias em São Paulo. Ministra palestras e workshops.

Profª. Drª. Renata Furlan Viebig – Especialista em nutrição clínica e dietoterápia, mestre em saúde pública e Doutora em saúde preventiva pela faculdade de medicina da USP. Possui diversos trabalhos publicados na área de nutrição e qualidade de vida. Atualmente é docente dos cursos de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário São Camilo; tem como linha de pesquisa nutrição e saúde mental, nutrição clínica e nutrição aplicada à atividade física.

um lançamento




Nenhum comentário: