terça-feira, 4 de setembro de 2012

Imagens do Povo - De Observatório de Favelas

Imagens do Povo


De Observatório de Favelas

Edição: 2012

Número de Páginas: 160



Acabamento: Capa dura Medidas: 24,5 x 24,5 x 2 cm

Mais uma edição primorosa da Nau . A fotografia e o povo agradecem.


O Programa Imagens do Povo, idealizado pelo fotógrafo João Roberto Ripper e desenvolvido pelo Observatório de Favelas, vem documentando desde sua criação, em 2004, o cotidiano de favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro com o objetivo contribuir com uma nova percepção desses locais, freqüentemente estigmatizados pela grande mídia como violentos e improdutivos. Enfim, essa produção coletiva dos fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares ganha uma retrospectiva oficial.
O livro Imagens do Povo traz registros do cotidiano de espaços populares feitos através do olhar humanista dos fotógrafos do programa. A proposta é que todos nós, ao vermos essas fotografias, possamos refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção de uma cidade mais igualitária, nos reconhecendo no outro, através da superação dos estigmas e preconceitos.

Autores: AF Rodrigues, Bira Carvalho, Davi Marcos, Edmilson de Lima, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Francisco Cesar, Francisco Valdean, Ingrid Cristina, Jaqueline Felix, Josy Manhães, Jucemar Alves, Ju Freitas, Leo Lima, Monara Barreto, Naldinho Lourenço, Paulo Barros, Ratão Diniz, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti, Rovena Rosa, Stefano Figalo, veri-vg, Walter Mesquita e William Nascimento.


Imagens do Povo


O Programa Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. Criado pelo Observatório de Favelas, alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das favelas através de uma percepção crítica, que leve em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local.

Constitui-se da Escola de Fotógrafos Populares, da Agência Escola, do Banco de Imagens , da Galeria 535, do Curso de Formação de Educadores em Fotografia e da Oficina de Pinhole (fotografia artesanal). Os alunos e os fotógrafos formados pela escola produzem e armazenam fotos de espaços e temáticas populares e também de assuntos relacionados aos direitos humanos.

Os fotógrafos que trabalham para a agência são em sua maioria moradores de comunidades. O projeto já expôs o seu trabalho no CCBB (RJ), na Caixa Cultural, no Palácio do Planalto e na Canning House, em Londres.

Uma das contrapartidas sociais do projeto são as oficinas de pinhole (fotografia artesanal) para crianças, adolescentes e jovens de favelas cariocas. Essas oficinas, além de acontecerem nas favelas, também são ministradas na Casa Daros, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Os recursos financeiros que o Imagens do Povo levanta se destinam à remuneração dos fotógrafos, à ampliação do acervo, à formação continuada dos profissionais e à manutenção do projeto. Em 2007 recebeu o Prêmio Faz Diferença, oferecido pelo jornal carioca O Globo. Ainda em 2004 recebeu o Prêmio Cultura Nota 10, oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Em 2010 tornou-se Ponto de Cultura e recebeu o apoio do Criança Esperança.

O banco de imagens está disponível no site http://www.imagensdopovo.org.br









um lançamento


Nenhum comentário: