sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Liberado potencial construtivo para obra do Cine Passeio

 O prefeito de Curitiba Luciano Ducci assinou o decreto municipal nº 1275/2012, que define como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP) o edifício do antigo quartel da Rua Riachuelo. O decreto também estabelece a transferência de potencial construtivo, possibilitando a arrecadação de recursos para a instalação no local do novo complexo cultural Cine Passeio, com três salas de cinema, além de salas de cursos, de edição de imagem e som, e uma biblioteca voltada às artes audiovisuais.

            De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, o projeto executivo já está pronto e o novo espaço vai compor junto com a Cinemateca de Curitiba as unidades de fomento, incentivo e divulgação da produção curitibana na área de cinema e audiovisual. “Essa é a grande novidade do ano, depois da entrega das obras de reforma do Portão Cultural”, disse Roberta Storelli.    

A Fundação Cultural de Curitiba recebeu a permissão de uso do imóvel em junho de 2010, quando passou a desenvolver, em conjunto com o Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o projeto de ocupação do espaço. A área do novo centro cultural, conforme o projeto dos arquitetos Dóris Teixeira e Mauro Magnabosco, é de 2.500 m², e o custo da obra previsto em R$ 5.776.504,32. 

Duas salas de projeção, com 111 lugares, receberão os nomes dos antigos cines Luz e Ritz que funcionavam na Rua XV de Novembro.  Haverá também uma outra sala de projeção, de 87 lugares, que servirá aos cursos. Estão previstas ainda áreas de convivência e espaço para encontros e exposições. “Além de trazer de volta os cinemas de rua, o Cine Passeio é concebido para atender a todos aqueles que amam cinema”, afirma a presidente da Fundação Cultural.

            A localização e a história que cerca o antigo quartel conferem ao espaço uma importância simbólica para a memória curitibana - aspecto que foi considerado para caracterizar o imóvel como unidade de interesse de preservação. Além do caráter simbólico, o antigo quartel localiza-se num dos primeiros e mais relevantes eixos da formação urbana de Curitiba, a Rua Riachuelo e seu prolongamento na Barão do Rio Branco que, juntamente com a Rua 15 e a Praça Tiradentes, constituía o espaço nobre para o comércio e as moradias da cidade no final do século 19.

          

História - A edificação localizada na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti foi construída em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército. No local, anteriormente, funcionavam as instalações da Impressora Paranaense, administrada pelo Barão do Serro Azul e responsável, entre outros trabalhos, pela edição do jornal 19 de Dezembro e por rótulos que revestiam barricas de erva-mate.

O imóvel situa-se num dos mais importantes setores de preservação patrimonial da cidade. Em Curitiba, além de edificações protegidas isoladamente, como Unidades de Interesse de Preservação, a salvaguarda do patrimônio edificado e dos sítios históricos se faz presente nas legislações de zoneamento, uso e ocupação do solo, por meio da regulamentação de áreas que abrigam conjuntos urbanos ou por regulamentação de instrumentos de política urbana.

Nesta linha de ação, a nova legislação de uso e ocupação do solo, aprovada em 2000, permitiu a ampliação do Setor Histórico e definiu como Setor Especial de Preservação e sítio histórico o Eixo Barão – Riachuelo (Decreto 186/2001), endereço do antigo prédio administrativo do Exército e futuro complexo do Cine Passeio.

O reconhecimento da importância histórica e patrimonial do endereço onde se localiza o futuro Cine Passeio também se faz pelos bens circunvizinhos que são tombados pelo patrimônio estadual, como o Solar do Barão, o Passeio Público, a primeira sede da Universidade Federal do Paraná e o Paço Municipal, este também reconhecido pelo IPHAN.

As ações de preservação do centro histórico permitem também que se intensifiquem as ações da Fundação Cultural de Curitiba com os demais órgãos envolvidos na preservação do patrimônio cultural, assim como a parceria com as secretarias municipais, estaduais e órgãos federais para a garantia da qualidade do espaço urbano da cidade.

Nenhum comentário: