sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Livros acadêmicos gratuitos na internet



Mais três editoras aderem à Rede SciELO Livros

O Livros que indexa e publica coleções online de obras acadêmicas com o objetivo de ampliar seu impacto, visibilidade, divulgação e uso.

O ingresso da EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina), da EDUEPB (Editora da Universidade Estadual da Paraíba) e da EdUFSCar (Editora da Universidade Federal de São Carlos) foi aprovado pelo comitê científico do SciELO Livros em sua reunião de julho de 2012.

Lançado há cinco meses pelo consórcio formado pelas editoras da Unesp, da UFBA e da Fiocruz e pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), a Rede SciELO Livros conta agora com seis editoras universitárias brasileiras.


 Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o monitoramento de acesso e de citações.

As obras podem ser lidas nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e computadores em geral e acessadas a partir do Portal SciELO Livros ou por meio de buscadores da Web. Serão publicadas também por portais e serviços de referência internacional. As coleções das editoras incluem livros com acesso aberto e para comercialização.

O SciELO Livros é parte do Programa SciELO da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e seu desenvolvimento se realiza em parceria com a  Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

A Rede SciELO Livros compartilha objetivos, recursos, metodologias e tecnologias com a Rede SciELO de periódicos científicos de modo a contribuir com o desenvolvimento da comunicação científica em ambos meios de publicação.

Confira em http://books.scielo.org/

Nenhum comentário: