quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 7 a 13 DE SETEMBRO DE 2012






De 7 a 9
MOSTRA DE FILMES DA LEI DE INCENTIVO À CULTURA (continuação da programação)

Dia 07
16h:
JULIETA DE BICICLETA (PR, 2012 – 10’ – animação - digital). Direção de Marcos Hinke.
Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O único medo de Julieta é o inesperado. No dia de seu aniversário Julieta ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo a frente virando a esquina.Baseado no livro homônimo de Liana Leão.
O FIM DO RECREIO (PR, 2012 – 17’ – ficção - digital). Direção de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa
No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo! PREMIADO
O LOBO (BR/PR, 2011 – 16’ – DVD - ficção). Direção de Jaqueline M. Souza.
Pedro mente sempre. Mente por problemas de auto-estima, por falta de aceitação, por insegurança, por ter uma imaginação muito fértil, para tornar sua vida mais interessante, por não conseguir dizer a verdade.
Classificação livre para o programa

20h:
KOBACHUK, A VIDA E A ARTE DE UM BRINCANTE (PR, 2012 -15’ – documentário - digital). Direção de Thiago Couto.
O documentário kobachuk: a vida e a arte de um brincante apresenta a vida e obra do paranaense Manoel Kobachuk, ator e diretor de teatro. Tido com um dos mestres mais respeitados do Brasil na arte do Teatro de Bonecos, Kobachuk coleciona histórias e espetáculos apresentados ao longo de 50 anos de carreira artística.
VISIONÁRIOS (PR, 2002 – 15’ – documentário - 35mm). Direção de Fernando Severo.
Documentário sobre os últimos vestígios de dois santuários construídos por pequenos agricultores no Norte do Paraná. Um deles tem inspiração budista e o outro surgiu para abrigar possíveis sobreviventes do Apocalipse.
OLHAR CONTESTADO, DESVENDANDO CÓDIGOS DE UM CONFLITO (PR, 2012 – 15’ – documentário – digital). Direção de Fabianne Baldevi.
Documentário brasileiro, sobre o centenário da Guerra do Contestado (1912-2012), produzido utilizando Software Livre.
Classificação livre para o programa

Dia 08
16h:
JENNIFER (PR, 2007 – 15’ – 35mm – ficção). Direção de Moacir David.
Jennifer menina alegre, feliz sofre um acidente inusitado, sua mãe tenta com todos os meios, mas consegue curá-la.
MARIA (PR, 2007 – 25’ – 35mm – ficção). Direção de Moacir David.
O que aconteceria se uma jovem recebesse um aviso que seria a mãe de Jesus Cristo, mas nos dias de hoje?
Classificação 12 anos

20h:
RETRATO INVISÍVEL (PR, 2012 – 18’ – ficção - digital). Direção e roteiro de Denise Soares.
A jovem Mônica mantém seu dia a dia em torno dos cuidados com seu avô que está em estado vegetativo. Sua rotina é abalada pela visita inesperada de sua amiga Lara, que irá desvendar segredos que até Mônica desconhece.
ADAGIO MISTICO (PR, 2009 – 15’ – ficção - digital). Direção de Ana Bellenzier
Uma antiga casa é o cenário para um conto de horror em que se misturam amor eterno, ódio e maldição.
NATAL (PR, 2011 – 15’ – ficção - digital). Direção de Gustavo Yuki Miyakawa e Eugênio Thomé
O curta mostra um porteiro de um edifício residencial que está de plantão na noite de Natal.
Classificação 12 anos para o programa

Dia 09
16h:
JULIETA DE BICICLETA (PR, 2012 – 10’ – animação - digital). Direção de Marcos Hinke.
O FIM DO RECREIO (PR, 2012 – 17’ – ficção - digital). Direção de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa
O LOBO (BR/PR, 2011 – 16’ – DVD). Direção de Jaqueline M. Souza.
Classificação livre para o programa

20h:
PERPENDICULAR ( PR, 2009 – 15’- ficção - digital). Direção de Juliano Antoceveiz.
Duas pessoas se esbarram por acidente, mas suas diferenças as atraem de maneira inesperada.
SEM LENÇO SEM DOCUMENTO (PR, 2009 – 12’ – ficção - digital). Direção de Karin Soares.
Com seu fusca conversível, Fabiano faz o maior sucesso na faculdade. Como de costume, todas as noites depois da aula, Fabiano leva sua namorada para casa. Para sua surpresa o jovem apaixonado é abordado por um policial e precisa da ajuda da sua família. E o que parecia muito simples de resolver acaba virando uma grande confusão.
O DESCARTE (PR, 2011 – 17’ – animação – digital). Direção de Carlon Hardt e Lucas Fernandes
Conta da história de Eduardo, um curitibano típico dos anos 90, que é surpreendido quando a mulher com quem compartilha um glorioso quarto de motel tenta subitamente assassiná-lo. Na busca por entender por que querem matá-lo, nosso amigo acaba se envolvendo em uma trama policial.
Classificação 14 anos para o programa
Entrada gratuita para o evento


Dia 10 - 20h30
LANÇAMENTO DE VÍDEO-DOCUMENTÁRIO ARTÍSTICO
Documentário realizado como resultado do Projeto Descontrole Remoto, proposto por Angelo Luz e referente ao Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª Edição. O lançamento será simultâneo em Curitiba-PR e Natal-RN, com o registro da experiência proporcionada pelo intercâmbio artístico entre regiões extremas do Brasil.
Classificação livre
Ingresso gratuito


De 11 a 16
4º FESTIVAL DE CINEMA POLONÊS
Evento em parceria com o Consulado Geral da República da Polônia. O festival será realizado nos principais centros culturais do Brasil. Serão apresentados 7 filmes de vários gêneros, selecionados com a finalidade de mostrar o perfil do cinema contemporâneo polonês.
Filmes com legendas em português.

Dia 11 
16h:
TUDO QUE AMO | WSZYSTKO, CO KOCHAN (Polônia, 2009 – 91’ - digital). Direção de Jacek Borcuch.
"Tudo o que amo" é a história sobre Jacek,  um sensível garoto que vive numa cidade litorânea nos anos 80, época das grandes mudanças políticas na Polônia. Porém, manifestações, greves e imposição de lei marcial ficam em segundo plano no filme, dando destaque à alegria juvenil, paixão pela vida, música, sexo, primeiro amor. No decorrer da história, Jacek vai experimentar o choque do mundo idealista da juventude com o duro mundo adulto. Terá que enfrentar a realidade e lutar: pelo           seu amor, pela família e pelo seu futuro.
Classificação 14 anos
19h30:
A PEQUENA MOSCOU | MAŁA MOSKWA (Polônia, 2008 113’ – digital).
Direção de Waldemar Krzystek
O filme relata os abusos cometidos pelo Exército Soviético na cidade polonesa de Legnica, apelidada de A Pequena Moscou devido à presença, durante quase cinqüenta anos (1945-1993) de uma base militar soviética, a maior da Polônia.
Classificação 14 anos

Dia 12
16h:
ESSENTIAL KILLING | ESSENTIAL KILLING (Polônia/Noruega/Hungria/ Irlanda, 2010 – suspense/Guerra – 86’ – digital). Direção de Jerzy Skolimowski.
Capturado pelos soldados americanos no Afeganistão, Mohammed é levado para uma base secreta na Europa Central. Não sabemos se ele é um combatente da Al-Qaeda ou se é um homem inocente que estava no lugar errado e na hora errada. Por sorte consegue fugir do transporte. Para sobreviver, ele será forçado a cometer uma série de atrocidades.
Classificação 18 anos
19h30:
TUDO QUE AMO | WSZYSTKO, CO KOCHAN (Polônia, 2009 – 91’ – digital). Direção de Jacek Borcuch.
Classificação 14 anos

Dia 13
16h:
A ROSINHA | RÓŻYCZKA (Polônia, 2010 – drama – 118’ – digital). Direção de Jan Kidawa- Błoński.
Ano de 1967. Após o desencadeamento da Guerra dos Seis Dias entre Israel e os países árabes, os estados integrantes do Pacto de Varsóvia cortam relações diplomáticas com Israel. O Serviço de Segurança comunista da Polônia dá início a um trabalho operacional de larga escala para se infiltrar no meio dos cidadãos de origem judaica. Paralelamente, o renomado escritor inicia um caso com uma linda mulher, atraente e muito mais jovem. Cego pela paixão, nem suspeita que sua relação controversa pode não ser apenas uma coincidência, e que a mulher pela qual se apaixonou é, na verdade, uma ferramenta nas mãos dos serviços secretos.
Classificação 14 anos
19h30:
ZERO | ZERO (Polônia, 2009 – 110’ – digital). Direção de Paweł Borowski.
"Zero" é um conto sobre o amor e o ódio, sobre os traídos e traidores, sobre a violência e o sexo e sobre os surpreendentes segredos, os quais vamos conhecer durante essas 24 horas. A máquina posta em andamento mudará, sem volta, a vida dos seus protagonistas. Mas, será que realmente sem volta?
Classificação 14 anos

Dia 14
16h:
ZERO | ZERO (Polônia, 2009 – 110’ – digital). Direção de Paweł Borowski.
Classificação 14 anos
19h30
A ROSINHA | RÓŻYCZKA (Polônia, 2010 – drama – 118’ – digital). Direção de Jan Kidawa- Błoński.
Classificação 14 anos

Dia 15
16h:
VENEZA | WENECJA (Polônia, 2010 – drama – 114’ – digital). Direção de Jan Jakub Kolski.
O filme conta a história de Marek, um jovem rapaz, cuja infância é interrompida pela guerra. Por causa dela, em vez de continuar a tradição familiar e ir com os pais em sua primeira viagem a Veneza, Marek muda-se com a mãe para a província. No entanto, graças à força de sua imaginação, o menino transforma o inundado subsolo de sua casa na cidade mais romântica do mundo – Veneza. Enquanto lá fora acontece o tumulto da guerra, é justamente no subsolo “veneziano” que serão despertadas grandes esperanças e desejos e que acontecerá a transição do menino para homem.
Classificação 12 anos
19h30:
O MOINHO E A CRUZ | MŁYN I KRZYŻ (Polônia/ Suécia, 2010 – filme de época – 96’ – digital). Direção de Lech Majewski.
Este filme inovador é uma tentativa contemporânea de interpretar a famosa pintura de Pieter Bruegel - "Caminho para o Calvário". A paixão de Cristo entrelaça-se aqui com a paixão de Flandres: pressionada politicamente e religiosamente pelos espanhóis, durante o século XVI. Bruegel conta sobre a tragédia da história e sobre o valor da tolerância. O filme do Majewski faz com que as personagens e cenas da pintura revivam aos olhos do espectador, assim como em tableau vivant (pintura viva).
Classificação 14 anos

Dia 16
16h:
O MOINHO E A CRUZ | MŁYN I KRZYŻ (Polônia/ Suécia, 2010 – filme de época – 96’ – digital). Direção de Lech Majewski.
Classificação 14 anos
19h30:
VENEZA | WENECJA (Polônia, 2010 – drama – 114’ – digital). Direção: Jan Jakub Kolski.
Classificação 12 anos
Ingresso gratuito


Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: