quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Revista PERSEU n° 7: História, Memória e Política



Revista PERSEU n° 7: História, Memória e Política

Autores: Vários


Revista PERSEU n° 7, traz o dossiê "Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho


Páginas: 301


A revista Perseu nº 7 chega ao público em janeiro com o dossiê "Mulheres: esquerdas, política e trabalho". A publicação do Centro Sérgio Buarque de Holanda, apresenta nesta edição estudos sobre as ações e as percepções das mulheres na militância política, no trabalho e na sociedade, com estudos de Lilian Back, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Soraia Carolina de Mello e Benito Bisso Schmidt. Na seção "Documentos", Perseu nº 7 apresenta uma coletânea de artigos, resoluções, teses produzidos pelas mulheres no PT, além de reproduções de cartazes e fotografias. Todo o material documental pertence ao acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda da FPA.

Já na seção artigos desta sétima edição são encontrados artigos referentes ao PTB do Rio Grande do Sul entre 1954 e 1964, de Roberto Bitencourt da Silva; ao papel dos militantes católicos no PT, de Adriano Henriques Machado; a trajetória do PT em Maringá (Paraná), de Reginaldo  Benedito Dias e uma análise política do filme Lula, o filho do Brasil, realizada por Antonio Negro e John French.





O sétimo número de PERSEU: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA traz o dossiê “Mulheres: Esquerdas, Política e Trabalho” , composto por quatro textos. O primeiro traz uma reflexão, de forma comparada, sobre aspectos da moral revolucionária forjada por duas organizações de esquerda armada – a brasileira ALN e a argentina PRT-ERP. O segundo, utiliza da história oral de vida e da experiência de mulheres na cidade de Osasco, durante greve de 1968. O artigo seguinte busca traçar uma história da discussão em torno da invisibilidade do trabalho doméstico realizada pelos feminismos do Cone Sul. Por fim, o último texto do Dossiê analisa os usos que foram feitos do passado de Dilma Rousseff no período da campanha que a conduziu à Presidência da República.

Ao dossiê segue o habitual conjunto documental e iconográfico dedicado à luta das mulheres do Partido dos Trabalhadores, trazendo documentação que cobre o período de 1982 a 2005. Em seguida, um conjunto de documentos textuais e iconográficos sobre o PT e luta das mulheres. Na seção de Artigos, outros quatros textos. O primeiro reflexão acerca do antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), entre 1945 e 1964, dando especial atenção ao diretório gaúcho do partido. O seguinte analisa relações estabelecidas entre os “setores católicos” e o Partido dos Trabalhadores (PT) na região da Grande São Paulo durante os anos de 1978 e 1982. O terceiro analisa a história do Partido dos Trabalhadores na cidade de Maringá (PR), desde sua fundação até o ano 2000, quando conquistou a prefeitura do município, para contribuir para a compreensão das diferentes dimensões da práxis do PT nesse território e sua conversão em força organizada capaz de disputar a hegemonia política. Concluindo a seção Artigos, PERSEU traz o último deles enfocando as relações entre a cinebiografia e a História, discutindo como as representações daí oriundas podem reforçar uma visão equivocada sobre a História operária no Brasil e, para tanto, faz uso do filme Lula, o Filho do Brasil.

A revista Perseu nº 7 está disponível na loja virtual da EFPA.


um lançamento

Nenhum comentário: