quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ana Cristina Massa lança Aqualtune e as histórias da África





Aqualtune e as lendas da África

de  Ana Cristina Massa

Ana Cristina Massa, autora da reconhecida* série Os Invencíveis, publicada pela Editora Biruta, lança seu novo livro juvenil, Aqualtune e as histórias da África, pela Editora Gaivota, novo selo da Biruta.

A trama, repleta de referências históricas, é recheada de mistério e aventura. Maria, Guilherme – o “Orelha” – e Aqualtune, vão aproveitar as férias escolares em uma fazenda onde funcionava um antigo engenho de cana-de-açúcar. Lá conhecem o menino Kafil e sua avó, Cambinda, e são apresentados a uma lenda africana que muda completamente o rumo de suas férias.  Para se salvar, eles precisam correr contra o tempo e contar com a ajuda de Kafil, que conhece bem a floresta e seus segredos. Aqualtune vai enfrentar as forças da natureza, unir o passado e o presente e descobrir a verdade por trás da antiga lenda de uma escrava que leva o seu nome.

Com um ritmo cinematográfico, característica que permeia as obras de Ana Cristina, o leitor é completamente envolvido na narrativa. A lenda africana funciona como pano de fundo da história, que também trabalha com outros temas de interesse juvenil, como amizade e romance.


*O primeiro livro da série, Mistério no Museu Imperial, foi selecionado pelo programa PNDL 2004, para a Feira de Bolonha de 2004, pela FNLIJ, para o Acervo Básico para Jovens FNLIJ 2004, para o Programa Ayrton Senna 2007 e pelas Secretarias Municipais da Educação de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente em 2007, 2004 e 2008/2009. Enigma na Capela Real, o segundo livro da série, foi selecionado pela FNLIJ para a Feira de Bolonha 2005 e pelo PNBE 2006/2007. O Segredo do Colecionador, terceiro livro, foi escolhido pela Secretaria Municipal de Belo Horizonte em 2008 e pelo FNDE 2009.


Aqualtune


Era uma princesa africana, filha do importante Rei do Congo. Numa guerra entre reinos africanos, foi derrotada, juntamente com seu exército de 10 mil guerreiros e transformada em escrava. Foi levada para um navio negreiro e vendida ao Brasil, vindo para o Porto de Recife.

Comprada como escrava reprodutora foi levada para região de Porto Calvo, no sul de Pernambuco. Lá conheceu as histórias de resistência dos negros na escravidão, conhecendo então a trajetória de Palmares, um dos principais Quilombos negros durante o período escravocrata.
Aqualtune, nos últimos meses de gravidez ,organizou uma fuga junto com outros escravos para o quilombo, onde teve sua ascendência reconhecida, recebendo, então, o governo de um dos territórios quilombolas, onde as tradições africanas eram mantidas.

Aqualtune era da família de Ganga Zumba, e uma de suas filhas teria gerado Zumbi. Em uma das guerras comandadas pelos paulistas para a destruição de Palmares, a aldeia de Aqualtune, que já estava idosa, foi queimada. Não se sabe ao certo a data de sua morte.

um lançamento


Nenhum comentário: