terça-feira, 16 de outubro de 2012

Camerata, coro alemão e Canarinhos de Campo Largo, juntos em concerto na Capela



Um encontro especial marca a programação de música erudita neste fim de semana. O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, o reconhecido coral alemão Carmina Mundi e o grupo vocal infantil Canarinhos de Campo Largo estarão juntos na Capela Santa Maria, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), às 20h, para apresentar a obra “Carmina Burana”, de Carl Orff. A regência será do maestro alemão Harald Nickoll.

Esta é a segunda vez que os cantores da Camerata se unem aos alemães para um concerto na Capela Santa Maria. Em outubro de 2010, em outra turnê do Carmina Mundi pelo Brasil, realizada com apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe Institut, foi possível reunir os cantores num concerto de obras de compositores brasileiros e estrangeiros. Desta vez, a atração será acrescida da participação dos Meninos Cantores de  Campo Largo, com quem a Camerata também já teve oportunidade de se apresentar, no ano passado.

A obra escolhida é “Carmina Burana”, uma cantata cênica de Carl Orff, composta em 1935, baseada em 24 poemas de um manuscrito do século 13, o “Codex Latinus Monacensis”. Encontrado em 1803, num convento da Baviera, o manuscrito contém 315 composições poéticas, em folhas de pergaminho. Atualmente encontra-se na Biblioteca Nacional de Munique.  Os poemas foram escritos por monges e eruditos errantes, em latim medieval e antigos dialetos alemães, reunidos depois, no século 19, sob o título de “Carmina Burana”, que em latim significa “Canções de Benediktbeuern”.

Carl Orff escolheu e musicou alguns dos poemas que abrangem temas universais, pertinentes mesmo no século 21, como a inconstância da fortuna e da riqueza, a efêmera natureza da vida, a alegria do retorno da primavera, os prazeres e os perigos de beber, a gula e a luxúria. A versão que será executada no concerto da Capela Santa Maria requer três solistas, dois coros, coro infantil, dois pianos e percussão. Os solos serão interpretados por Kalinka Damiani (soprano), Ralf Schlüeter (contratenor) e Cláudio de Biaggi (baixo-barítono). As pianistas que acompanham são Cleonice Ortigara e Guiomar Ranke.



Carmina Mundi - Fundado em 1983, em Aachen (Alemanha), por Harald Nickoll, o Coro Carmina Mundi conta com 40 cantores que, juntos, produzem um som equilibrado e com afinação perfeita. O repertório do grupo inclui música coral religiosa e antiga, originária de vários países, culturas e épocas. Vencedor de importantes prêmios e com dez CDs gravados, o grupo coleciona turnês em diversos países, além de apresentações em televisões e rádios.

O reconhecimento internacional do Coro Carmina Mundi deve-se muito ao seu fundador e regente, Harald Nickoll.  Além de comandar o grupo, o maestro também dirige o coro "Collegium Byzantinum”, de Aachen, e, desde 1991, é diretor da escola de música juvenil Rhein-Kreis Neuss. Como palestrante e professor, recebe regularmente convites na área de regência coral, educação vocal e afinação.

         

            Canarinhos de Campo Largo - Criado em 1989, pelo maestro Teodolino José de Souza (Théo de Petrus), que é natural de Petrópolis (RJ), com formação franciscana, o coral tem a imagem dos Canarinhos de Petrópolis. Inicialmente esteve ligado à Prefeitura Municipal de Campo Largo (PR) e à Escola Juventude de Campo Largo, mas em 1994 se desligou dessas instituições tornando-se uma associação privada. Desde então faz parte da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Em dezembro de 2000, o coro inaugurou sede própria. O grupo se mantém com doação de voluntários, com cachês de apresentações e esporádicas subvenções públicas.



Coro da Camerata – Esta apresentação faz parte da temporada 2012 da Camerata Antiqua de Curitiba, patrocinada pela Volvo. O coro da Camerata é composto por cantores com sólida formação musical e é uma das maiores referências da música vocal no Brasil. Desde o início, o grupo destacou-se pela originalidade e pela leveza na interpretação da música barroca e renascentista. A música contemporânea e as estreias de peças escritas especialmente para o coral passaram a integrar os concertos, imprimindo ao grupo uma característica mais marcante – de transitar com autoridade por um vasto e eclético repertório. Desde 2009, o coro tem como regente titular a maestrina Helma Haller.



Serviço:

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Carmina Mundi - Coro de Câmara (Alemanha) e Canarinhos de Campo Largo (Paraná), com regência de Harald Nickoll

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Datas: 18 e 19 de outubro (quinta e sexta-feira), às 20h

Ingressos: R$ 20 e R$10

    Na quinta-feira, dia 18, às 10h30, haverá ensaio aberto ao público, com entrada gratuita.

Nenhum comentário: