quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO "JÓIAS CRIOULAS" NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




JÓIAS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Peças em ouro que pertenciam a escravos mostram a beleza e a cultura do período colonial brasileiro

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 31 de outubro a 13 de janeiro de 2013, a exposição “Jóias Crioulas”. São 30 peças em ouro e pedras preciosas, forjadas nos séculos XVII e XIX, que pertenceram a escravas do período colonial brasileiro.

O acervo tem procedência do Museu Carlos Costa Pinto de Salvador, na Bahia, e é composto por colares de bola, grilheiros, pulseiras de corpo, brincos, anéis e balangandãs, confeccionados por negros ourives.

São peças exóticas, exuberantes, que demonstram os valores dessa época. Vivendo em uma sociedade escravocrata, muitas mulheres negras passavam a ser incorporadas ao status das famílias para as quais trabalhavam e, assim, tinham que usar adornos e jóias que exprimissem o nível socioeconômico de seus senhores. Entretanto, as jóias também refletiam o preconceito da época, pois tinham que obedecer restrições quanto às formas e aos materiais utilizados – restrições que deram origem a um padrão estético e de beleza autêntica e de uma preciosidade histórica valiosa.

A mostra também traz cerca de 20 reproduções de fotografias e pinturas, retratando escravas utilizando as jóias crioulas. São imagens que retratam histórias de vida, compostas de trabalho, sacrifício, alegrias e tristezas, sonho e esperança.

A exposição tem curadoria de Simone Trindade, responsável por esse acervo no Museu Carlos Costa Pinto. Ela será a condutora de uma visita guiada pela exposição, uma hora antes da abertura.

Serviço:
Jóias Crioulas
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Curitiba (PR)
Visita guiada: 30 de Outubro, 19h
Abertura: 30 de outubro, 20h
Visitação: De 31 de outubro a 13 de janeiro
Horário: De terça a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada Franca.
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: