sábado, 13 de outubro de 2012

Novas exposições no MuMA: Eliane Prolik e mostra coletiva de grafite




            O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural inaugura novas exposições . As salas do MuMA recebem a obra “Atravessamento”, da artista plástica Eliane Prolik, e o projeto “Monstros”, uma mostra coletiva de grafites produzidos por artistas curitibanos. Os trabalhos ficam expostos até 13 de janeiro de 2013.

            Essas são as primeiras exposições que ocupam o museu por proposição dos artistas e seleção em edital do Fundo Municipal da Cultura, depois da reabertura do Portão Cultural, no mês de junho. O espaço, administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, foi reinaugurado depois de uma ampla reforma e revitalização. As primeiras exposições foram montadas pela própria Fundação Cultural, com obras do seu acervo. Uma delas, a “Coleção Célia e Poty Lazzarotto”, continua em cartaz até 4 de novembro.

          

Escultura - A obra “Atravessamento”, de Eliane Prolik, uma das artistas paranaenses mais conhecidas no cenário da arte contemporânea nacional, é uma escultura de grande porte capaz de transformar o espaço da sala expositiva. Construída com eletrocalhas de ferro galvanizado, um artefato comum, utilizado para passagem de fios e cabos elétricos, a obra evoca, em sua poética e inteligência quase-arquitetônica, tanto o silêncio do museu como o caos do espaço da cidade. A artista propõe uma investigação sobre o espaço antropológico, apontando para um sentido público da arte.

Segundo Artur Freitas, autor do texto crítico da mostra, a peça tensiona a geometria aprumada das paredes da sala, com sua construção repetitiva feita por canaletas idênticas de eletrocalhas que se distribuem em dois eixos, no primeiro criando um degrau sólido e contínuo e, no segundo, duas estruturas verticais formando um corredor para travessia dos olhos. Perfurada a intervalos regulares, a superfície da peça oferece um complexo jogo de opacidades e transparências.

            A artista Eliane Prolik, cujo extenso currículo e a recente aquisição de uma obra pela Pinacoteca do Estado de São Paulo confirmam sua inserção no circuito de arte nacional, realiza essa mostra pelo Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos da Fundação Cultural de Curitiba, com apoio da empresa Brasduto. Para o dia 13 de novembro está prevista uma mesa-redonda, no Portão Cultural, com a participação de Eliane Prolik, do crítico Artur Freitas e da Denise Bandeira.



Grafite - A exposição “Monstros” reúne dez artistas que desenvolvem propostas conjuntas desde 2008. Todos iniciaram sua arte nas ruas com o resgate de memórias do que existe de humano na arquitetura, propondo novas relações com as edificações urbanas. Nessa coletiva, fazem uso de grandes dimensões, desproporções psicodélicas, figuras bucólicas ou paisagens míticas, representando um combate ao excesso de imagens atual e apresentando referências à cultura popular e ao fazer artesanal.

Anthony Nathan, Deivid Heal, Jorge Galvao, Marciel Conrado, Paulo Auma, Paulo Pq, Silvio Rodolfo, Thiago Syen, Tri e Valdecimples expõem pinturas, impressos, objetos, relevos e instalações, com curadoria de Tatiana Alves. São propostas tensas ou apaziguadoras dos monstros que cada um alimenta dentro de si, dos monstros que rodeiam a cidade. Como parte do projeto, os artistas realizarão dez oficinas gratuitas para a comunidade.



Serviço:

Exposição “Atravessamento”, de Eliane Prolik, e a mostra coletiva “Monstros”

Local: MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba – Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430

Datas e horários: De 11 de outubro (abertura à 19h) a 13 de janeiro de 2013. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Entrada franca

Informações: (41) 3345-4056

Nenhum comentário: