sábado, 20 de outubro de 2012

“O BARBEIRO DE ERVILHA” APRESENTA ÓPERA DE ROSSINI E CULTURA NORDESTINA NO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA



As artimanhas de Fígaro ganham um tom bem brasileiro em adaptação do clássico italiano

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo “O Barbeiro de Ervilha”, dias 27 e 28 de outubro. A comédia musical para crianças é uma adaptação da ópera “Il Barbiere di Siviglia”, de Gioacchino Rossini, com libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia homônima de Pierre Caron de Beaumarchais.
As aventuras de Fígaro, o protagonista, se desenrolam em um novo cenário: o sertão, onde as personagens ganham feições do povo nordestino. A montagem, que mescla música erudita e popular, associa arranjos das mais conhecidas árias, duetos e coros da ópera de Rossini com os ritmos da música popular nordestina. Os números são tocados e cantados ao vivo pelos próprios atores ao som de sanfona, rabeca, viola, violão, flauta transversa e outros instrumentos. A montagem, vencedora do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2010 na categoria melhor música, conta com a direção de Daniel Herz e tem classificação livre.

O texto da peça também é o fio condutor de uma oficina, ministrada pelo diretor Daniel Herz no sábado (27). Com duração de 2 horas, o encontro vai apresentar os tipos tradicionais da Commédia’Dell Arte italiana – um estilo de teatro popular, improvisado, criado no século XV em oposição ao chamado teatro “erudito”. A proposta é um convite às crianças e jovens entre 10 e 14 anos a ampliar o seu universo cultural e da sua visão de mundo. As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas até o dia 23 de outubro para o e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br. Vagas limitadas.


Serviço:
O Barbeiro de Ervilha
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Curitiba (PR)
Data: 27 e 28 de outubro
Hora: Sábado 18h e domingo 15h e 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Oficina: dia 27 de outubro, das 14h às 16h, para crianças e jovens dos 10 aos 14 anos. Inscrições gratuitas e limitadas pelo email caixacultural08.pr@caixa.gov.br até dia 23 de outubro
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: