terça-feira, 23 de outubro de 2012

UM ENCONTRO ENTRE O JAZZ E OS RITMOS REGIONAIS


Baixista piauiense, Júlio Medeiros faz show instrumental em São Paulo

            A turnê SOM D’Arquitetura do músico Júlio Medeiros chega a São Paulo.  A primeira apresentação acontece no dia 11 de novembro no Museu da Casa Brasileira, a partir das 10 horas da manhã, com entrada gratuita.
            O show é uma mistura de jazz com ritmos regionais e conta com composições próprias do músico e de outros artistas consagrados, como Luiz Gonzaga. O som reúne um processo de criação que envolve arquitetura e música. “É um conjunto de viagens de imagens e sons”, afirma o músico e arquiteto Júlio Medeiros.
A turnê é composta pelos músicos: Julio Medeiros (baixo), Flaubert Viana ( Sax), Bruno Moreno (bateria) e Ferdinand Melo ( teclados). Já passou pelas cidades de Teresina, Pedro II, Parnaíba (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), Recife(PE), Brasilia (DF) e São Luís(MA).
O músico também se apresentará no bar de jazz, Madeleine, na Vila Madalena, no dia 14 de novembro. O show tem o aval do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o patrocínio da Construtora Sucesso.

Serviço
Museu da Casa Brasileira
Data: 11 de novembro
Horário: 10 horas
Show gratuito
Endereço:
Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo |  11 3032 3727
site www.mcb.org.br

Madeleine
Data: 14 de novembro
Horário: 21h30
Endereço: Rua Aspicuelta, 201, Vila Madalena, São Paulo
Reservas: 2936 0616
Site: www.madeleine.com.br


MAIS INFORMAÇÕES:
SOBRE O SOM D’ARQUITETURA

            Em dezembro de 2010  o arquiteto e músico teresinense, Júlio Medeiros lançou o seu quarto cd SOM D’ARQUITETURA   e este ano estará lançando o DVD homônimo, produtos que acompanham a turnê do artista pelo país.
            De acordo com Júlio, a idéia do CD foi traduzir através de composições já consagradas e outras inéditas, o som que lhe é transmitido no processo de criação tanto arquitetônico como musical, em suas palavras,  “ o cd é um conjunto de viagens de imagens e sons”.
            O disco possui doze faixas e começa com Teresina de Aurélio Melo e José Rodrigues só que apresentada em versão instrumental e com arranjo do próprio Júlio Medeiros, a seguir Sambaião que curiosamente aparece duas vezes neste cd. Na primeira a versão original e instrumental de Júlio e Zé Piau ganhou novo arranjo, na segunda, Glauco Luz colocou letra e Carol Costa emprestou sua linda voz.  A seguir Baião do mestre Luiz Gonzaga teve o reforço do maravilhoso Adelson Viana. Daí por diante seguem composições de Júlio já lançadas em outros discos e que agora surgem com novos arranjos e, portanto, com um novo olhar, como Para mim que foi composta originalmente por Júlio, Boy, Bebeto e André Luiz e que, posteriormente, Glauco Luz colocou letra e Miriam Eduardo gravou em 1999 e que agora recebe a voz da cantora alemã Andrea Canta. Um grande destaque no cd é a faixa Continua  de Roraima e Fábio Nóbrega que na voz de Andrea Canta  e na língua inglesa dão ao pop um tom de jazz. Dentre as inéditas,  Solar da Serra e Choro de Clara, ambas do próprio baixista,  se destacam.


TRAJETÓRIA

            Júlio Medeiros começou a carreira como músico ainda adolescente na década de setenta ao lado de Naeno, Zé Piau, Chagas e outros músicos que compunham oGrupo Varanda em Teresina. Na década de 1980 ganhou alguns festivais regionais,  o que o levou a ter boa visibilidade no cenário artístico piauiense. Posteriormente, ingressou na música instrumental criando ao lado de Boy, André Luis e Bebeto oGrupo Haja Sax . No começo dos anos 90 criou Essa Banda com Reginaldo Carvalho, Durvalino Couto, Edgar Lippo e outros. Em 1999 criou o Club do Jazzcom Bebeto Paz e Raimundo Mendes. De lá para cá vem criando e participando de Grupos como  Chorando Baixinho e Banda Improviso, procurando integrar o trabalho de arquiteto ao de músico.
            Por outro lado, tem se dedicado a incentivar e promover a cultura piauiense. Criou vários eventos nas cidades de Água Branca, Teresina, Pedro II, Oeiras e Barra Grande. Em Teresina, em 1997 participou da criação do Teresina Jazz que originou oArtes de Março;   em 2004 criou o Festival de Jazz de Pedro II junto com Eduardo Pereira. Ainda naquele ano participou junto com Fred Maia da criação do Festival de Oeiras. Em 2006 realizou o Festival de Choro em Teresina e, em 2009, o Festival de Jazz de Barra Grande.
            Também incentivou, promoveu, participou e gravou discos de grandes artistas piauienses ao lado de José Dantas, como o grupo Bandolins de Oeiras, Maria da Inglaterra e Naeno.
            Júlio Medeiros já participou de shows e gravações com grandes músicos cearenses  como Adelson Viana, Cristiano Pinho, Kátia Freitas e Luizinho Duarte, além de Márcio Rezende, saxofonista carioca radicado em Fortaleza.  No contexto nacional vale destacar os trabalhos realizados ao lado de Toninho Horta e  Artur Maia.

DISCOGRAFIA
1995- CD FÁBULA DE UM ARQUITETO
1999- NOTAS & CROQUIS
2003- PRO SEU DOMINGOS ( Em homenagem a Dominguinhos)
2010- SOM D’ARQUITETURA

PARA MAIS INFORMAÇÕES E PARA OUVIR ALGUMAS MÚSICAS acesse a página no Myspace: http://www.myspace.com/juliomedeirosoficial   ou facebook: Julio Medeiros

Nenhum comentário: