sábado, 24 de novembro de 2012

A concubina de Gül İrepoğlu

A concubina

de Gül İrepoğlu


196 páginas
Formato: 14x21cm



Aproveitando o raro momento da Turquia ser cenário no horário nobre recomendamos mais uma vez este livro. (E.C.)
A concubina nos conta uma esplendorosa história de amor que aconteceu durante o império Otomano, no reinado do sultão Abdülhamid Han, envolvendo o próprio sultão, uma de suas concubinas e o eunuco-chefe.

Askidil, a concubina, apaixona-se perdidamente pelo sultão tão logo conhece as delícias do leito real pela primeira vez. Para expressar seu amor, escreve ao amado inúmeras cartas que nunca serão enviadas. Embora pareça que o amor da sensual concubina possa ser correspondido, o sultão não a procura tanto quanto ela o deseja… afinal ela é apenas uma das muitas mulheres que ele tem à disposição no seu harém.

O eunuco-chefe, enjaulado em seu triste destino, acaba por se envolver com a bela concubina, formando-se um triângulo amoroso que o leitor acompanha nos textos plenos de emoção e poesia.

A escritora e historiadora Gül Irepoglu inspirou-se nas cartas de Askidil para nos transportar para a Turquia do século XVIII, com sua colorida e suntuosa atmosfera onde as mulheres e as paixões humanas tinham que se submeter a regras sociais e políticas que as aprisionavam em “gaiolas douradas”.

A Autora
Gül Irepoglu nasceu em Istambul, Turquia, em 1956. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Belas Artes e fez carreira acadêmica no Instituto de Estética e História da Arte da Universidade de Istambul. Além de escritora, Gül Irepoglu é também pesquisadora e conferencista renomada na Europa e Comissária da Unesco, sempre trabalhando com seus conhecimentos sobre o rico patrimônio histórico de seu país. Ela apresenta um programa sobre arte em cadeia nacional de televisão. Atualmente vive em Istambul. Escreveu vários romances, sendo que A concubina já foi publicado na Bulgária, Grécia, Polônia, Romênia e Síria.


UMA RAPIDA ENTREVISTA COM A AUTORA


1 - De onde veio a inspiração para escrever este livro?

Primeiro de tudo, o incrível palácio otomano em Istambul, o Palácio Topkapi, foi a minha inspiração básica.

Sendo um historiador de arte, eu sabia sobre as cartas de amor de um sultão  do 18 º século, para uma de suas mulheres. Na verdade, é muito incomum para um sultão pedir uma de suas mulheres no harém para chegar a sua cama durante a noite, ao contrário, foi uma honra e, além disso, um objetivo a ser "desejado" pelo mestre. Neste caso, de acordo com as cinco cartas nos arquivos do Palácio de Topkapi, em Istambul, o sultão pediu a uma mulher por amor, com as palavras mais extremamente doces como poemas, e ainda de acordo com essas cartas, ela se recusou a se render!

Então, eu comecei a pensar que "grande"  mulher , que a personalidade forte que ousou isso. Que tipo de mulher ela poderia ser? Não houvia qualquer indicação e então eu tive que criar, de inventar uma personagem, muito apaixonante e emocional, e ainda muito forte, orgulhosa, esperta, inteligente e incrivelmente bonita, com excelente qualidade, e certamente consciente de seus valores, e como sua característica mais importante: "no amor com amor ". Consequentemente, há cenas de amor e também algumas cenas éroticas expressando a verdadeira paixão na história.

É antes de tudo um romance de amor, com um cenário histórico, e esse tipo de amor pode ser experimentado também hoje ou muitos mais anos antes, o amor realmente não muda.

E, claro, uma ficção  reflete algumas das experiências (secretas) pessoais que se transformaram em imagens totalmente diferentes na narrativa.



2 - Quanto tempo você teve de pesquisa para o livro?

Eu sou um historiador de arte e, portanto, este já é o meu campo e eu escrevi muitos livros de arte e artigos sobre a história desta época, mas ainda assim eu tive que pesquisar sobre detalhes específicos do estilo de vida e conceitos e da linguagem então. Eu pesquisei enquanto estava escrevendo ao mesmo tempo para pegar as inspirações repentinas.Levei dois anos e meio para escrever o livro.

Neste livro detalhes da vida de muitos dos antigos haré dons otomanos são dados dentro da história, a decoração das câmaras, a  linda roupa, os entretenimentos, músicas, tradições, intrigas,  de preferências, jóias ... Desde então eu estou trabalhando em um grande livro sobre joias Otomanas (agora, apenas cerca de terminá-lo), eu coloquei um diamante famoso na história da concubina.

3 - Esta história de amor é realmente de final feliz?

O amor desesperado do sultão realmente aconteceu, indicado por cartas de amor reais, ainda nos arquivos do palácio, mas as outras partes são baseadas em suposições e possibilidades e imaginação do escritor.

4 - Cariye é uma história de amor do século 18. Seu primeiro romance foi também sobre o passado. Você não gosta de escrever sobre o presente? Sobre a nova Turquia?

A 18 ª seculo  otomana foi o da arte, é uma das minhas áreas preferidas, portanto eu tenho escolhido para escrever ficção sobre esta época, porque há tanta coisa para escrever sobre isso,e é um momento muito colorido . Eu levei vantagem de ter todo um conhecimento  enquanto outros escritores tem que pesquisar muito mais. Eu também tenho uma outra história, a metade já escrita sobre o século 16 º , novamente sobre uma mulher muito incomum naquele tempo, e eu estou esperando a inspiração final.

Enquanto isso, em meu último romance é uma história única e subjetiva como uma espécie de história de Istambul dos últimos 50 anos no contexto da roupa, com o nome "kaleidoscopio com uma curva para Istambul"

Para o ano novo pretendo terminar outra novela sobre uma história de amor real e comovente. Então eu não limito a minha escrita com os episódios do tempo, ele só vem para mim, meus romances são os produtos de filtragem de tudo o que tenho acumulado na minha imaginação ao longo dos anos.

A nova Turquia também dá muitas  inspirações, em uma cidade como Istambul, com todas aquelas cores excepcionais tudo incrivel, não é difícil ser um escritor ou poeta.

 5 - Como são as mulheres na Turquia agora? O que você gosta nelas? O que você não gosta ?

Mulheres na Turquia são todas de personalidade forte, trabalhadoras e cheias de energia, tanto nas cidades como em todo o país, e também na maior parte de boa aparência, com charme! Eu gosto de suas abordagens afetivas para a vida. Tenho pena quando as mulheres não estão cientes de suas qualidades distintas.

LEIA AQUI UM TRECHO DA OBRA



Nenhum comentário: