quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BRASIL PORTUGAL AGORA - Um Historico

O Ano Brasil Portugal é a sequência inevitável de uma série de celebrações do Brasil com países diretamente ligados à sua história, seja como colonizador, no caso do irmão lusitano, ou como imigrantes que aqui se instalaram e criaram raízes definitivas.

Em junho de 2005 (se estendendo até setembro de 2006), o Ano do Brasil na França surgiu como uma iniciativa pioneira no sentido de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico. Quase 190 anos depois de a Missão Artística Francesa (1816) de Debret, Lebreton, Taunay, Grandjean de Montigny  e outros ter aportado no Rio de Janeir,o por iniciativa de Dom João VI,  artistas brasileiros participaram de  centenas de eventos na França, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais.

Neste ano, 2005, surgiu a ideia do Espaço Brasil, que em 2012/2013, em Lisboa,  se fará novamente presente. O palco por onde se apresentaram artistas de todas as regiões do país, e que recebeu um verdadeiro painel de ritmos, funcionou de 11 de junho a 25 de setembro, no Carreau du Temple, no bairro do Marais, em Paris.

O Carreau du Temple transformou-se rapidamente em um ponto de encontro informal de franceses, brasileiros e turistas do mundo inteiro. Mas diversos espaços culturais franceses, não apenas em Paris, tiveram uma vasta programação de cinema, palestras, workshops, exposições, apresentações teatrais e circo entre outras atividades.

O Ano do Brasil na França mobilizou mais de dois milhões de franceses e obteve um grande retorno de mídia. Como resultado, houve um aumento de 27% de turistas franceses no Brasil e mais de 450 milhões de dóllares em produtos brasileiros exportados para França.

Em 2009, houve a contrapartida, com o Brasil servindo de cenário para artistas franceses de todas as vertentes artísticas, além do intercâmbio

em outras áreas como  ciência, tecnologia. Entre os mais de 200 projetos aprovados para a programação oficial estava o Caravana Musical do Musette que passou por quinze cidades no Brasil apresentando a história da música popular francesa. Durante o Ano, que terminou em setembro de 2010, houve exposições do pintor, desenhista e escultor Henri Matisse, na Pinacoteca de São Paulo, e do pintor e gravurista Marc Chagall, no Museu de Arte de São Paulo, o Masp.
Artistas convidados  participaram também de grandes eventos do calendário brasileiro, como o Festival de Ópera de Manaus, a Virada Cultural, em São Paulo, e o Festival Mundial do Circo, em Belo Horizonte.

De junho de 2011 até o junho de 2012 foi a vez de os italianos celebrarem por aqui os laços com o Brasil que os recebeu de forma mais significativa desde o século XIX. O chamado de Momento Itália-Brasil recebeu ao todo mais de 200 eventos, incluindo exposições, peças de teatro, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema e de moda. A programação foi tão diversa que abrigou até uma curiosa Festa da Polenta, no Espírito Santo. Mas também tiveram exposições de Leonardo Da Vinci (1452-1519), Modigliani (1884-1920) e Caravaggio (1571-1610), além da  mostra "Homenagem a Pier Paolo Pasolini".

No ano que vem, após os festejos casados com Portugal, acontece o ano Alemanha + Brasil 2013-2014, a partir de maio, cujo lema é “Quando ideias se encontram”. Além dos laços culturais, os países se comprometem a discutir o que compartilhar para moldar o futuro. A intenção é trocar ideias sustentáveis para moradia, trabalho, transporte e alimentação. Economia, cultura, tecnologia, inovação, educação, ciência e esporte serão alguns dos temas abordados na programação.

Nenhum comentário: