sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GRUPO CONTADORES DE HISTÓRIAS COMEMORA 40 ANOS EM CURITIBA



A peça “Flutuações” na CAIXA Cultural Curitiba


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 07 a 09 de dezembro, a peça Flutuações”, que comemora os 40 anos do Grupo Contadores de Estórias. O espetáculo mescla teatro, dança e teatro de bonecos, com inspiração nas xilogravuras japonesas chamadas de Ukiyo-e.

Protagonizada por cinco atores-manipuladores-bailarinos e quatro bonecos do grupo, a peça conta, sem palavras, histórias extraídas do cotidiano. Os bonecos saltam das figuras bidimensionais, flutuando para fora do papel, criando uma terceira dimensão e dando vida àquelas situações. Traduzindo literalmente, “Uki” significa flutuar, “yo” significa mundo e “e” seria pintura.

Foram utilizadas peças dos artistas japoneses Katsushika Hokusai (1760-1849), Kitagawa Utamaro (1753-1806) e Ando Hiroshige (1797–1858), além de outras situações trazidas pelo grupo, para compor os “retratos” que formam a base do espetáculo. O desenvolvimento de cada cena incluiu a criação de uma coreografia para os atores e bailarinos e de um trabalho todo especial de criação e manipulação dos bonecos que compõem o elenco. O tradicional ambiente negro foi substituído pelos tons pastel, característicos das gravuras, e que estão inseridos até no figurino dos manipuladores e demais intérpretes.

As histórias ou vinhetas não estão separadas e tituladas, como em alguns espetáculos anteriores dos Contadores de Histórias, mas entrelaçadas dentro de um desenvolvimento contínuo. Como nas Ukiyo-e, elas representam momentos efêmeros da vida e foram extraídas das próprias imagens e de retratos de inúmeras ações do cotidiano da cidade.

Grupo Contadores de Estórias:
Conhecido pela qualidade do seu trabalho, o Grupo Contadores de Estórias foi fundado por Marcos e Rachel Ribas em 1971 e desde 1981 está radicado em Paraty. Já encantou plateias de mais de 15 países, tendo se apresentado em teatros e festivais importantes no Brasil e no exterior, sempre aclamado pelo público e pela crítica especializada.

Serviço:
Teatro: Flutuações
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 07 a 09 de dezembro de 2012 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: