quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 02 A 08 DE NOVEMBRO DE 2012


Dia 02 – 17h

A EDUCAÇÃO PROBIDA (Argentina, 2012 – 146’ – documentário – digital).

Direção: German Doin

Exibição de filme pelo Movimento Zeitgeist. O filme mescla animação, dramatização com voz em off, entrevistas e uma história de ficção para questionar o atual sistema educativo no Ocidente. Criado há mais de 200 anos, mantém até hoje uma estrutura vertical, baseada na competição, divisão de idades, classes obrigatórias, currículos desvinculados da realidade e sistema de prêmios e castigos.

Classificação 12 anos

Ingresso gratuito

Dias 03, 10, 17 e 24

MOSTRA DE FILMES DO MOVIMENTO CONSCIÊNCIA QUE MOVIMENTA A VIDA

A mostra de filmes documentários se diferencia pelos títulos a serem exibidos, que buscam valorizar as manifestações da cultura afro-brasileira, modo de vida de comunidades quilombolas, e personagens desconhecidos que contribuíram para a história dos negros no Brasil. Desta forma, colocamos em evidência parte da história nacional registrada nos filmes, durante o mês de novembro, quando é comemorado o dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A mostra é uma realização da Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) que vai promover sessões gratuitas para exibição de filmes nos sábados de novembro, às 18h, na Cinemateca de Curitiba.

Dia 03

18h e 20h:

APÃ (PR, 2010 – 21’ - digital). Direção: Pedro Merege e Valêncio Xavier.

Serra do Apã, Apon ou Apã está a apenas cerca de 100 Km de Curitiba e ao mesmo tempo muito longe... Em 1980, Pedro Merege acompanhou Valêncio Xavier quando ele registrou o povo e a terra do Apã. Como não queria que esse registro fosse perdido, Merege voltou lá em 2008, e encontrou e registrou alguns sobreviventes daquele tempo e descendentes de outros já falecidos.

CAROLINA (BR, 2003 – 15’ - digital). Direção: Jeferson De

Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicado, torna-se um sucesso editorial, sendo editado em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.

ALMA NO OLHO (BR, 1974 – 12’ - digital). Direção: Zózimo Bulbul

Uma reflexão sobre a identidade negra no Brasil, por meio da mímica e da linguagem corporal, focando a origem africana, a colonização europeia e a libertação proporcionada pela identidade cultural.

ESPAÇO SAGRADO (BR, 1975 – 17’ - digital). Direção: Geraldo Sarno

O filme documenta o espaço sagrado de um candomblé típico do Recôncavo Baiano, com suas diferentes origens e sincretismos entre etnias africanas e indígenas.

Total do programa: 65 minutos

Classificação: 12 anos

Dia 10

18h e 20h:

A NEGAÇÃO DO BRASIL (BR, 2000 – 91’ - digital). Direção: Zito Araújo

Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela, o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.

Classificação 12 anos

Dia 17

18h:

GATO/ CAPOEIRA (BR, 1979 – 13’ – documentário - digital). Direção: Mário Cravo Neto

Um capoeirista-bailarino nas ruas de Salvador, onde passa por situações que envolvem o mundo popular da cidade e as tradições afro-brasileiras.

ILÊ AIYÊ/ ANGOLA (BR, 1985 – 16’ – documentário – digital). Direção: Orlando Senna

O Carnaval do grupo Ilê Aiyê, organização do bairro Curuzu, Salvador (BA). A música, a religião, a política e a influência desta comunidade negra, 120 anos depois do fim do tráfico de escravos.
NEGROS DE CEDRO (BR, 1997- 17’ - documentário – digital). Direção: Manfredo Caldas.

A lenta agonia de uma comunidade negra em Goiás, que expressa uma altiva consciência de sua negritude por meio dos usos e costumes que procura conservar.
RIO DE MULHERES (BR, 2009 – 21’ – documentário – digital). Direção: Cristina Meure e Joana Oliveira

Em um ambiente muito seco, onde a água é escassa, mulheres vivem entre crianças e outras mulheres.

Classificação 10 anos
Total do programa: 67 minutos

Dia 24

18h e 20h:

CARAS DE UM CARNAVAL (BR, 2010 – 70’ - documentário). Direção: Luciano Coelho

Pouco se fala no Carnaval de Curitiba no cenário nacional, mas o debate dentro da capital paranaense acontece. Diz-se que a cidade não deseja ter a festa carnavalesca. Mas quem são as pessoas que realmente vivem esta celebração? Baseado na pesquisa “A Cidade e suas F(r)estas: O Carnaval Curitibano”, o documentário Caras de um Carnaval apresenta o cotidiano de alguns personagens que fazem parte da festa nos dias que a antecedem. São mestres-salas, porta-bandeiras, passistas, mestres de bateria, foliões, reis, rainhas e princesas que tem seu momento de brilho ao cruzar a passarela desfilando pela sua escola de samba, ou gente comum que se deixa levar pela alegria de um bloco carnavalesco numa cidade em conflito de identidade.

Classificação livre

Ingresso gratuito

De 04 a 07

PANORAMA ALEMÃO

Antecipando as comemorações do Ano da Alemanha no Brasil em 2013, o Goethe-Institut e a agência German Films, em parceria inédita no Brasil e em cooperação com a Cinemateca de Curitiba, trazem à cidade a mostra PANORAMA ALEMÃO, que  reúne a produção cinematográfica da Alemanha.  Na abertura da mostra estarão presentes os diretores Wolfgang Dinslage (FÜR ELISE) e   Sarah Judith Mettke, diretora e roteirista do filme que abrirá  a mostra: TRANSPAPA, de 2012. Ainda estará presente Barbie Heusinger, da agência German Films (www.german-films.de). A agência com sede em Munique, Alemanha, é um centro de informação e aconselhamento para a promoção do filme alemão no mundo todo, tanto para longas-metragens e documentários bem como para filmes de televisão e curtas-metragens.

Dia 04

16h:

TRANSPAPA (2012 - 90’ – drama - digital). Direção: Sarah Judith Mettke

Maren está entrando na adolescência quando sua mãe revela o fato, até então mantido em segredo, que seu pai mudou de sexo e é agora uma mulher. Sem contar a ninguém, ela viaja em segredo para Colônia para encontrar seu pai, que agora se chama Sophia e que quer ser mãe de Maren.

Classificação 12 anos

18h:

LUA CRESCENTE | DREIVIERTELMOND (2011, 85’ – drama - digital)

Direção: Christian Zübert

O mundo de Hartmut Mackowiak, um mal-humorado motorista de táxi, desaba quando sua esposa o deixa após 30 anos de casamento. Ele se vê tendo que organizar novamente sua vida, o que o torna ainda mais solitário. Até o dia em que ele tem como passageiros de seu táxi Hayat, uma menina de seis anos de idade, e sua mãe. Pouco depois, a menina reaparece sozinha e sem falar uma palavra de alemão, procurando ajuda para encontrar a mãe, que a deixou com a avó.

Classificação livre

20h:

PARA ELISE | FÜR ELISE (2012 - 94’ – drama - digital). Direção: Wolfgang Dinslage.

Desde que seu pai morreu, Elise, uma adolescente de 15 anos, vive sozinha com sua mãe, Betty, de 38. Trabalhando como enfermeira, Betty salva a vida dos outros enquanto a dela está em crise. Sua busca por um novo homem sempre acaba em frustração, que ela tenta superar com álcool, festas e relações de uma noite só. Betty perde a noção da vida e o contato com a filha, o que força Elise a começar a agir como uma adulta. Tudo parece ficar bem quando Betty conhece Ludwig. Ela nem desconfia que o verdadeiro objeto do desejo dele é Elise.

Classificação 12 anos

Dia 05

16h:

FORMENTERA (2012 - 93’ – drama - digital). Direção: Ann-Kristin Reyels

Nina e Ben estão juntos há muito tempo e têm uma filha de três anos de idade. As primeiras férias do casal sem a filha os leva à ilha espanhola de Formentera. Desfrutando do sol e do vento mediterrâneo, eles aproveitam o fato de estarem livres das obrigações da vida cotidiana. Mas durante uma festa numa praia, as coisas começam a mudar. Ben flerta com a jovem Mara, e no final da noite, ela e Nina mergulham juntas, e Mara desaparece misteriosamente. Nina e Ben se veem em crise, questionando tudo que em algum momento eles acreditaram. Esse mergulho na crise de um casal tem como maior influência o clássico A Aventura (1960), de Michelangelo Antonioni.

Classificação livre

18h:

PARA ELISE | FÜR ELISE (2012 - 94’ – drama - digital). Direção: Wolfgang Dinslage

Classificação 12 anos

20h:

TRANSPAPA (2012 - 90’ – drama - digital). Direção: Sarah Judith Mettke

Classificação 12 anos

Dia 06

16h:

ALÉM DO HORIZONTE | AM HIMMEL DER TAG (2012 - 89’ – drama - digital)

Direção: Pola Schirin Beck

Lara está insatisfeita com sua vida. Ela tem 25 anos e está prestes a terminar uma faculdade de arquitetura que já não lhe interessa mais. Depois de uma noite inconsequente com sua amiga, Lara engravida. Inicialmente confusa, ela decide se aventurar em ser mãe. Mas a experiência toma um rumo doloroso: Lara aborta no sexto mês. Abalada com a perda desse novo sentido para sua vida, Lara continua agindo como se ainda estivesse grávida.

Classificação 10 anos

18h:

KILL ME | TÖTE MICH (2011 - 91’ – drama - digital). Direção: Emily Atef

Incapaz de se matar, uma adolescente suicida encontra uma solução para seu problema quando encontra um assassino fugitivo que, ferido, se esconde no celeiro de sua fazenda. Ela se oferece para ajudá-lo a se recuperar e a escapar. Em troca, ele promete que vai assassiná-la. Com o acordo selado, a viagem começa.

Classificação livre

20h:

O PERDÃO | GNADE (2011 - 132’ – drama - digital). Direção: Matthias Glasner

Noite polar na beira do mar Ártico. Faz dois meses que o sol não nasce no horizonte. No crepúsculo, no meio da neve e do gelo, uma família exilada alemã tem esperança de recomeçar a vida: Niels, Maria e o filho Markus. Mas logo ao chegar, Niels e Maria sentem que o novo lugar não vai salvar seu relacionamento esgotado. Niels se joga no seu trabalho como engenheiro e num caso amoroso. Maria trabalha horas extras num hospital, e Markus vive as dificuldades da adolescência com os novos colegas. Uma noite, um acidente ocorre e tudo muda, e a tragédia vira um momento decisivo para os três.

Classificação 12 anos

Dia 07

16h:

LUA CRESCENTE | DREIVIERTELMOND (2011 - 85’ – drama – digital)

Direção: Christian Zübert

Classificação livre

18h:

BRUTAL | DIE RÄUBERIN (2011 - 94’ – drama - digital). Direção: Markus-Busch

Thore é um jovem de 15 anos que vive numa pequena vila na ponta norte da Alemanha. No começo do inverno, Tania, uma atriz de 43 anos, viaja até a vila para escapar de sua vida entediante. Eles se encontram, e surge entre eles um vínculo frágil de atração, rejeição e sexo ocasional. Thore revela uma carência em Tania que ela desconhecia. Ela decide então roubar Thore dos pais dele.

Classificação 12 anos

20h:

O PESO DA CULPA | SCHULD SIND IMMER DIE ANDEREN (2012 - 100’ – drama - digital). Direção: Lars Gunnar Lotz

Marga nunca foi muito carinhosa com sua filha, Sofia. Ela tem medos, ressentimentos e não superou a morte do marido, Juris. Depois de anos sem quase nenhum contato com a mãe, Sofia agora tem que tomar conta dela. Marga começa a relatar coisas que aconteceram há muitos anos, coisas que Sofia nunca ouviu falar. Provocada pela suspeita de que os segredos do passado de Marga são importantes para entender o seu próprio, Sofia parte para Riga com sua mãe. Foi lá que Marga cresceu e se casou com Juris. Mas quanto mais Sofia aprende sobre sua mãe, menos ela tem certeza sobre sua própria identidade.

Classificação 12 anos

Dia 08 – 20h

TRILHOS INDEPENDENTES

Mostra de que reúne sete curtas-metragens do jovem cineasta brasileiro, Luccas Soares, que em 2011 viajou pelo mundo buscando uma produção cinematográfica original.

Exibição dos curtas:

PASSAPORTE DOS SONHOS | Passaports and dreams – (EUA)

O curta dialoga com a vida de artistas estrangeiros na cidade de Los Angeles. Pessoas do mundo inteiro concebem nessa cidade a possibilidade das oportunidades. Mas qual seria a verdadeira busca? A fama?

TERMINAL 2 | The airport date – (Brasil)

Um atraso imprevisto gera um encontro inesperado. Dois estranhos compartilham um breve instante no aeroporto e talvez algo mais...

ENDS MEAT (Filipinas)

Desde 1995 foi decretado ilegal o consumo de carne canina na cidade de Manila nas Filipinas. Porém, um homem precisa decidir entre o certo e o errado para sobreviver e poder sustentar a família.

DE UM NOVO FERNANDO PARA O BRASIL | From a new Fernando to Brasil  (Tailândia)

Em Tocantins, filho de mãe solteira, nasce o menino Fernando Renny de Oliveira. O documentário conta a história do hippie brasileiro que adotou um novo estilo de vida para viajar o mundo vendendo seus artesanatos.

BOJOU (Japão)

Sobre a atmosfera da terrível tragédia do Tsunami no Japão, o filme conta a história do amor de um casal que lutou até o fim para sobreviver em tais circunstâncias.

ALEGORIAS DE NÓS | Allegories of us  (Austrália)

A sociedade sempre foi um assunto muito delicado. Vivenciamos farsas e mentiras a todo instante, vestindo máscaras a humanidade segue um fluxo confuso. O filme “Alegorias de Nós” faz uma crítica à sociedade atual por meio de símbolos e alegorias.

AUSÊNCIA DE NÓS | Ausence of us (Brasil)

A busca incessante por perguntas sem respostas pode gerar consequências graves, principalmente para pessoas vulneráveis. A ausência do amor ou a dúvida existencial é capaz de tirar qualquer homem do controle.

Classificação 12 anos

Ingresso gratuito

Cinemateca

Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.

Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: