quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vidal, Vidais: Textos de geografia humana, regional e política de Guilherme Ribeiro, Rogério Haesbaert, Sergio Nunes Pereira (Orgs)




Vidal, Vidais: Textos de geografia humana, regional e política

de Guilherme Ribeiro, Rogério Haesbaert, Sergio Nunes Pereira (Orgs)

 


Páginas:     464

Formato:     16 x 23 cm



 Vidal, Vidais: Textos de Geografia Humana, Regional e Política, organizado por Rogério Haesbaert, Sergio Nunes Pereira e Guilherme Ribeiro, analisa as ideias e o legado deixado por Paul Vidal de la Blache. Fundamental na evolução da Geografia em finais do século XIX e início do século XX, tinha fé na ciência e, mais particularmente, na disciplina à qual consagrava todos os seus esforços: a Geografia Humana.

Paul Vidal de la Blache foi um personagem central na conformação acadêmica da Geografia e em seu diálogo com outras Ciências Sociais. Com talento e obstinação, redefiniu os princípios metodológicos e o estilo de pesquisa da disciplina, obtendo reconhecimento imediato em sua geração e nas posteriores. Sua obra atravessou o tempo, provocando exaltações, críticas e reinterpretações, como somente acontece com os grandes autores. A herança encontra-se hoje aberta à inspeção, em benefício de uma melhor apreciação do pensamento geográfico passado e contemporâneo.

Em Vidal, Vidais, os três autores apresentam três partes integradas, em que enfatizam o caráter inovador de Vidal na Geografia Humana e demonstram a força de seu pensamento em dois campos particulares: o da Geografia Regional, com uma rica e múltipla trajetória em termos conceituais, e o da Geografia Política, na qual emerge um intelectual pouco conhecido, envolvido com as questões políticas de seu tempo.

OS AUTORES
Guilherme Ribeiro é professor de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e doutorado sanduíche pela Universidade de Paris-Sorbonne.

Rogério Haesbaert é geógrafo, professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, onde dirige o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização (NUREG). Realizou mestrado em Geografia na UFRJ, doutorado em Geografia Humana na USP (com doutorado-sanduíche no Instituto de Ciências Políticas de Paris) e pós-doutorado no Departamento de Geografia da Open University (Milton Keynes, Inglaterra). Cofundador da revista GEOgraphia, foi professor visitante na Open University, na Université Toulouse-Le Mirail e na Universidad de Buenos Aires.     

Sergio Nunes Pereira é professor de Geografia da Universidade Federal Fluminense, com doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e doutorado sanduíche pela Universidade de Barcelona.

UM LANÇAMENTO



Nenhum comentário: