terça-feira, 29 de janeiro de 2013

31ª Oficina de Música encerra com show de jazz e pagode do Sardinhas’s Club




            Samba, jazz, choro, bossa-nova e funk se misturam na música do Pagode Jazz Sardinha’s Club, a grande atração de encerramento da 31ª Oficina de Música de Curitiba.  O grupo carioca, que reúne nomes consagrados da música instrumental brasileira, fecha a programação de shows e concertos da segunda fase da Oficina nesta terça-feira (29), às 21h, no Teatro Guaíra.


            No show, o Sardinhas’s Club apresenta o repertório do CD “Cidade Mestiça”. Formado em 1997, o grupo mantém sua formação inicial praticamente intocada e segue a proposta de reunir diversos gêneros musicais em arranjos de qualidade. Alguns dos integrantes do grupo participaram da Oficina também como professores. É o caso de Rodrigo Lessa, que deu aulas de bandolim, e Xande Figueiredo e Marcos Esguleba, que ficaram com as turmas de bateria e percussão. A banda é formada também por Roberto Marques (trombone), Bernardo Bosisio (violão e guitarra), Eduardo Neves (saxofone e flauta) e Edson Menezes (baixo).


Com shows realizados no Brasil e no exterior, o Pagode Jazz Sardinha’s Club montou o repertório de “Cidade Mestiça” de forma a exaltar a mestiçagem como valor maior da cultura brasileira. A partir daí, e sempre com muito humor, a individualidade e o valor de cada músico se integram de maneira completa. O disco é dedicado a Paulo Moura e relembra algumas composições do maestro e saxofonista que rompeu os limites da música instrumental e construiu uma ponte entre linguagens que pouco se comunicavam, como choro, o jazz e a bossa-nova.


Muitas das composições são homenagens de autores brasileiros às mulheres: Índia” (J.A.Flores/M.O.Guerreiros) /”Branca” (Zequinha de Abreu/Duque Abramonte); “Morena do Mar” (Dorival Caymmi); “Olha a Pretinha” (Eduardo Neves/Rodrigo Lessa); “Lola Crioula” (Geraldo Babão/Roberto Mendes) e “Criola” (Rodrigo Lessa/Eduardo Neves).


 “À Queima Roupa” (Eduardo Neves/Rodrigo Lessa), “Praia do Pinto” (Eduardo Neves/Rodrigo Lessa/Luis Louchard), “El Suinguer” (Rodrigo Lessa), “Salsixe” (Roberto Marques/Rodrigo Lessa) e “Pedra Verde” (Roberto Marques) formam uma sequência precisa e bem articulada que dá a oportunidade de todos os músicos mostrarem as qualidades que os fazem ser requisitados para tocar com os mais importantes músicos da música popular. “Na Glória” (Ary Santos/Raul de Barros), “Machucando o Jiló (Geraldo Babão) e “Baixo Ventre (Eduardo Neves/Rodrigo Lessa) completam a mistura musical proposta pelo grupo. Os arranjos são assinados por cinco de seus músicos: Rodrigo Lessa, Eduardo Neves, Roberto Marques, Bernardo Bosisio e Marcos Esguleba (que estreia como cantor nas duas faixas assinadas por Geraldo Babão).




Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP - Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC -Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.



Serviço:

31ª Oficina de Música Brasileira – 21ª Oficina de MPB

Show de encerramento com Pagode Jazz Sardinha’s Club

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Teatro Guaíra (R. Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro)

Data e horário: 29 de janeiro de 2013 (terça-feira), às 21h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15

Nenhum comentário: