terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Palestra aborda histórico das ações municipais de incentivo à música erudita e popular



            A 31ª Oficina de Música de Curitiba tem como uma de suas últimas atrações a palestra “Curitiba & Música, nos Acordes da FCC”, que será proferida pelas historiadoras Aparecida Vaz da Silva Bahls e Lilia Maria da Silva, nesta terça-feira (29), às 14h30, no Sesc Paço da Liberdade. 

As historiadoras apresentam informações de uma pesquisa que estão realizando sobre o meio musical curitibano, antes e após a criação da Fundação Cultural de Curitiba, em 1973. A pesquisa destaca as ações da instituição em torno do incentivo e da criação de grupos de música erudita e popular brasileira. Nesse processo, se sobressaem os espaços da instituição dedicados à música. O trabalho, que está em fase de finalização, também faz referência à Oficina de Música, ponto de convergência dessa veia artística que, em 2013, chegou à sua 31a edição.

Aparecida Bahls e Lilia Maria da Silva são pesquisadoras da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Aparecida Bahls é mestre e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Lilia Maria é graduada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná.


31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Palestra “Curitiba & Música, nos Acordes da FCC”
Local: Sesc Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 180 – Centro
Data: 29 de janeiro de 2013 (terça-feira), às 14h30
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: