sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um menino e um urso em um barco Título Original: A Boy and a Bear in a Boat de Dave Shelton


Um menino e um urso em um barco
Título Original:     A Boy and a Bear in a Boat
de Dave Shelton


Tradutor:     Caroline Chang

Páginas:     224
Formato:     14 x 21 cm





O LIVRO
Arrebatador e envolvente, o título da obra de estreia de Dave Shelton diz exatamente o que é o livro: Um menino e um urso em um barco. Mas ele é muito mais do que isso. É a história de uma amizade que nasce nas piores condições, e uma lição sobre como aproveitar as ótimas surpresas da vida quando tudo parece estar perdido.

Um livro diferente de todos os outros. Uma aventura sem pressa e intenso, repleta de descobertas. Na época do seu lançamento, a crítica britânica o comparou a Max e os felinos, de Moacyr Scliar, e a A vida Pi, de Yann Martel. Segundo ela, a excelente diferença é que no romance de Shelton o animal é quem rema e conduz a história.

É interessante notar as importantes mensagens que o autor passa ao longo de toda a viagem:

“— Oh, eu não tinha um plano — disse o urso. — Eu nunca tenho um plano. Não faz sentido ter um plano quando se é capitão de um barco. Quando se está lidando com o mar, você precisa ser capaz de se adaptar de um momento para outro. Você precisa lidar com cada situação à medida que ela surge. Não faz sentido ficar remoendo a respeito; você apenas diz: “Aqui estamos. O que fazemos agora?” (p. 141)

Com ilustrações belíssimas, Dave Shelton mostra-se um contador de histórias único. Os traços feitos com muito cuidado e as cores fortes elucidam perfeitamente as emoções dos personagens em importantes situações. Uma trama capaz de encantar crianças de oito a oitenta anos.

A CRITICA


“Um livro fantástico.” (The Guardian)

“Uma fábula à moda antiga, encantadora e com ilustrações adoráveis.” (Cambridge News)


O AUTOR
Dave Shelton nasceu e cresceu em Leicester, mas agora vive em Cambridge com Pam, Mila e um gato. Ele gosta de histórias em quadrinhos, críquete, palavras cruzadas e de conversar sobre canetas com cartunistas. Um menino e um urso em um barco é seu primeiro livro.

Dave Shelton lê um trecho do livro




Nenhum comentário: