quinta-feira, 21 de março de 2013

A OUSADIA DE SERGE GAINSBOURG NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Edgard Scandurra e o grupo Les Provocateurs homenageiam o músico francês que marcou época no cenário mundial


A CAIXA Cultural Curitiba traz para a capital paranaense, no próximo sábado (30) e domingo (31), o guitarrista Edgard Scandurra, ex-Ira!, interpretando a obra do gênio da música francesa, Serge Gainsbourg, acompanhado pelo grupo Les Provocateurs. O show apresenta ao público a obra de um dos mais representativos e completos artistas, ícone da cultura francesa, autor de sucessos como “Je t'aime moi non plus”, “Rock Around the Bunker“ e “Ballade de Melody Nelson”.

Em 2008, na comemoração dos 80 anos de nascimento de Gainsbourg, Scandurra iniciou encontros com amigos para versões semiacústicas das melhores músicas do compositor francês. Os encontros aconteceram em seu bistrô, na capital paulista, Le Petit Trou (cujo nome saiu de uma letra de Gainsbourg). O grupo era formado pela sua esposa Andréa Merkel, Arnaldo Antunes, Bárbara Eugênia, Alex Antunes, Rodrigo Carneiro, e o cantor francês Chris Hidalgo. Ao grupo foram se somando outros músicos e cantores, surgindo então o grupo Les Provocateurs. Explorando a iconografia de Gainsbourg, o VJ e produtor cultural Eduardo Beu preparou um repertório de imagens que acompanha a trajetória temporal do repertório do show.

Scandurra e seu grupo escolheram as mais representativas músicas do francês, inclusive algumas cantadas em português, em versões criadas por Arnaldo Antunes e Alex Antunes. A ideia é mostrar ao público brasileiro a riqueza musical das composições de Gainsbourg, que transitam tranquilamente entre a chanson francesa, o reggae e o rock, com muita naturalidade, sempre apontando caminhos a serem seguidos por um numero cada vez maior de artistas, que se revelam seus franco admiradores.

Nomes como Arnaldo Antunes, Marisa Orth, Wanderleya, Thiago Petit e Guilherme Arantes, já se apresentaram em participações especiais com o grupo e trouxeram a sua visão do universo gainsbourguiano, para adequar um pouco à percepção brasileira a rica verve do compositor francês. Para esta apresentação, na CAIXA Cultural Curitiba, o grupo convidou o cantor e compositor Fausto Fawcett, que também já se apresentou outras vezes com o grupo.

Serge Gainsbourg:
Artista que alavancou o pop francês por quase quatro décadas, criou lindas canções e inesquecíveis melodias, provocantes e sedutoras. Revelou muitos cantores e, principalmente, cantoras. Tem como característica um espírito provocador e ousado, misturando de maneira energética e genial o psicodelismo, o jazz e ritmos exóticos. O Les Provocateurs homenageia também suas musas intérpretes: Françoise Hardy, France Gall, Anna Karina, Jane Birkin e Brigitte Bardot.

Ficha Técnica:
Voz e Guitarra: Edgard Scandurra
Vozes Femininas: Bárbara Eugênia, Juliana R. e Andréa Merkel
Voz: Chris Hidalgo
Percussão: Michelle Abu
Bateria: Claudio Fontes
Baixo: Henrique Alves
VJ: Eduardo Beu
Convidado especial: Fausto Fawcett

Serviço:
Serge Gainsbourg por Edgard Scandurra e Les Provocateurs
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 30 e 31 de março de 2013 (sábado e domingo)
Hora: às 19h e às 21h (duas apresentações por dia)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça-feira a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: