segunda-feira, 25 de março de 2013

Angeli irá conferir seus personagens no teatro em Curitiba




Angeli vai conferir estreia de peça dos Parlapatões no Festival de Teatro de Curitiba

Angeli resolveu abrir uma brecha na sua agenda para conferir a estreia de ‘Parlapatões Revistam Angeli’ no Festival de Curitiba, no dia 27 de março. Baseada no universo do cartunista, o espetáculo dos Parlapatões traz para o palco personagens emplemáticos, como Rê Bordosa, Os Skrotinhos , Bob Cuspe e outros.

O cartunista, que autorizou a transposição do seu universo para o teatro, um formato até então inédito para seus personagens, também abriu seu estúdio para a pesquisa do diretor dos Parlapatões, Hugo Possolo. Angeli, no entanto, preferiu acompanhar o processo de adaptação à distância. Em Curitiba, será o primeiro contato de Angeli com a transposição para os palcos.

A 22a edição do Festival de Teatro de Curitiba acontece entre ops dias 26 de março e 7 de abril.

Parlapatões vivem personagens de Angeli

em

Parlapatões

Revistam Angeli


Em espetáculo criado especialmente para o Festival de Curitiba, os comediantes do grupo teatral Parlapatões encenam personagens do cartunista Angeli como Rê Bordosa, Meia Oito, Bob Cuspe, Bibelô, Moska e Os Escrotinhos, entre outros. Com trilha sonora do titã Branco Mello e direção do parlapatão Hugo Possolo, é uma revista rock’n roll que homenageia um artista mais ativo, criativo, polêmico, político, constante e muito importante da história recente do humor no Brasil.



Em um palco livre, com telão para projeções ao fundo, atores recriam as situações das famosas tiras de Angeli. O roteiro geral desse teatro de revista roqueiro foi desenvolvido por Hugo Possolo a partir das tiras, charges e textos de Angeli.

Quadros curtos, de grande eficiência cômica, são dedicados a cada criação do artista, que também é representado em cena, com um personagem permanente em cena, quase um narrador, o Angeli em Crise. De seus pensamentos nascem as cenas que desfilam as famosas personagens. Cada uma das cenas se alterna com projeções de desenhos do Angeli, que funcionam como cenário e também com os quais as personagens em cena dialogam.

A trilha roqueira de Branco Mello é composta de músicas que visam sintetizar a obra e os personagens que há mais de 30 anos ocupam as páginas de grandes jornais brasileiros, especialmente a Folha de São Paulo.

A pesquisa para o roteiro se pautou no arquivo pessoal de Angeli, nas publicações para jornal e revistas, onde as histórias dos personagens ganham contornos de trama, o que permite ser passado à cena teatral. Um formato que tem uma estrutura narrativa mais próxima da dramaturgia, por conter situações que se expandem além dos tradicionais três quadros das tiras diárias.

Da mesma forma, a encenação faz o percurso inverso, onde se reproduz o clima de HQ, seja no texto, seja no aspecto visual, mas principalmente nos ambientes de identidade própria, urbanos e viscerais que marcam a obra de Angeli.

Também não faltará a visão crítica sobre a política nacional, impressa no estilo marcante de Angeli de encarar as contradições brasileiras, no qual faz mais que a mera caricatura de determinadas personalidades políticas, mas sim o retrato distorcido da falta de personalidade e caráter da política brasileira.

Os Parlapatões, com seus 22 anos de estrada, pretendem cruzar as influências desse artista, que coincide com seu humor direto e irreverente, para criar um espetáculo vivo, alegre, crítico fazendo uma festa com a alma ácida e divertida do homenageado.



Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Hugo Possolo

Textos: Angeli e Hugo Possolo

Elenco: Raul Barretto, Paula Cohen, Hugo Possolo, Rodrigo Mangal e Hélio Pottes.

Trilha sonora: Branco Mello

Cenografia e Figurinos: Hugo Possolo

Iluminação e operação de luz: Reynaldo Thomaz

Vídeos e operação de vídeos: Zeca Rodrigues

Produção Executiva: Erika Horn

Coordenação de Produção: Raul Barretto e Hugo Possolo
Realização: Parlapatões / Agentemesmo Produções



Nenhum comentário: