quinta-feira, 21 de março de 2013

Aniversário de Curitiba terá muita música nas Ruínas de São Francisco






Um fim de semana com muita música e performances teatrais marca a programação de aniversário da cidade, preparada pela Prefeitura Municipal.  Neste sábado (23), a Fundação Cultural de Curitiba e o Sesi-PR (Serviço Social da Indústria – Paraná) fazem das Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico, palco privilegiado para algumas das principais bandas da cidade, além de contar com o grupo gaúcho Apanhador Só. Outra atração fica a cargo da produção do Festival de Teatro de Curitiba, que disponibilizou artistas de renome para intervenções nos intervalos dos shows.

A iniciativa, que proporciona à população o acesso gratuito a importantes manifestações culturais, tem início às 14h, com a apresentação da banda MUV. Às 15h, será a vez do grupo ruído m/m, seguido pela Big Time Orchestra, que mostra sua produção a partir das 16h. O show da banda Namastê e Michelle Mara acontece às 17h30, seguido pelos espetáculos da Charme Chulo, às 18h20, e Lemoskine, às 19h20.

Para encerrar a agenda musical do sábado, sobe ao palco, às 20h40, a banda gaúcha Apanhador Só, com uma produção de rock que alia letras poéticas à musicalidade inventiva. Sucesso de público e da crítica especializada, o grupo possui um disco e três compactos gravados e deve lançar um novo trabalho ainda este ano.

Entre os shows, a música cede lugar à arte teatral, com a participação de atores integrantes do Festival de Teatro de Curitiba, que farão espetáculos de improviso. As encenações permitem que os espectadores confiram o talento de artistas que invadem teatros curitibanos de 26 de março a 7 de abril, num dos festivais mais importantes do Brasil.

E a festa não fica restrita às Ruínas. A ÓTV irá gravar todos os shows, que irão ao ar durante a programação semanal da emissora, além de transmitir ao vivo os dois últimos espetáculos, contribuindo para a valorização e divulgação do trabalho dos músicos. O canal está disponível para assinantes da TV por assinatura NET (canal 11), mas pode ser visto pela internet através do site http://www.otv.tv.br/.



Comemoração em toda a cidade – A programação alusiva ao aniversário de 320 de Curitiba também oferece espetáculos gratuitos de músicos locais em diferentes regiões da cidade, durante o mês de março. As apresentações acontecem em parques, escolas e Ruas da Cidadania, em diversos dias, sempre das 13h às 18h. As comunidades contam com atrações em seus próprios bairros, numa celebração democrática, que contempla toda a população.

Outro acontecimento musical que promete agitar os curitibanos é o flash mob (aglomeração instantânea de pessoas para uma determinada ação) programado para acontecer simultaneamente no Mercado Municipal e na Regional Boa Vista, às 11h do dia 23 (sábado), a cargo dos integrantes do projeto “Nosso Canto”, que é desenvolvido pela Fundação Cultural, sob a coordenação de Eli Siliprandi.

E no dia 29 (sexta-feira), data em que Curitiba completa 320 anos, o Madrigal Em Cena, mais um grupo da Fundação sob o comando de Eli Siliprandi, interpreta cantos sagrados na Igreja do Carmo (Boqueirão), às 15h, 16h30 e 18h.

E a música não é a única expressão artística que integra a agenda elaborada pela Fundação Cultural. O mês de março inteiro oferece programas nas áreas das artes visuais, teatro, circo, cinema, literatura e dança, criando uma maratona de cultura e diversão para os curitibanos e visitantes descobrirem a cidade. Confira a relação completa dos eventos no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br.



Nenhum comentário: