quinta-feira, 28 de março de 2013

Curitiba ganha Tuboteca como presente de aniversário



Nesta quinta-feira (28), às 15h, os usuários do transporte coletivo curitibano ganham a primeira biblioteca dentro de uma estação-tubo, instalada na Praça Rui Barbosa. A iniciativa, que é um presente para as comunidades, dentro das comemorações dos 320 anos da cidade, resultou da parceria estabelecida entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Urbanização de Curitiba (Urbs) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Os primeiros livros serão disponibilizados pela FCC, mas a proposta é que a população colabore, doando livros.
O projeto-piloto prevê a instalação de dez Tubotecas, sendo quatro na Praça Rui Barbosa, duas unidades na Rua Presidente Faria, em frente aos Correios, uma na Praça Carlos Gomes, uma na Rua Lourenço Pinto e duas na Avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Linha Verde. Não são necessárias fichas ou qualquer tipo de cadastro para que a pessoa possa pegar um livro.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, o objetivo é fazer com que o curitibano leia mais. “Queremos pessoas lendo mais e em todos os lugares. Enquanto espera o ônibus, o passageiro escolhe um livro e segue lendo no trajeto. A devolução pode ser feita em qualquer uma das Tubotecas do nosso sistema que, no futuro, poderá extrapolar as estações-tubos. Fundamentalmente, o que nós estamos estimulando é que a população curitibana tenha livros à disposição para sua livre circulação”, explica Cordiolli.
Para o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, "a criação das Tubotecas faz parte da nova maneira de pensar e olhar para Curitiba. Queremos construir uma cidade inovadora, criativa e humanizada. Este é um presente para os curitibanos. É um jeito de dizer e de mostrar, pelo acesso à cultura, que Curitiba é feita para todos os cidadãos". 

Doações – As doações de livros podem ser feitas nas Casas da Leitura mantidas pela FCC, na sede da Fundação Cultural de Curitiba, localizada na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 (Rebouças), no IPPUC, instalado na Rua Bom Jesus, 669 (Juvevê) e na sede da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu, 817 (Centro Cívico).
Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infanto-juvenil. Não serão aceitas publicações didáticas, técnicas, religiosas, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Grande doadores, interessados em doar acima de 1.000 volumes, precisarão se adequar a um Edital de Chamamento Público, que será lançado nos próximos dias.

Entusiasmo – O projeto das Tubotecas já desperta interesse entre especialistas em Literatura. A escritora peruana Gloria Kirinus – doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP – Universidade de São Paulo e integrante de núcleos de pesquisa em várias universidades brasileiras – entusiasma-se com a proposta: “Como escritora, em contato com muitos espaços de leitores, eu diria que o brasileiro nem sempre tem os livros perto. As Tubotecas serão um grande incentivo à leitura”.

Serviço:
Aniversário de 320 anos de Curitiba
Lançamento do projeto Tuboteca (biblioteca dentro de estação-tubo)
Empréstimo gratuito de livros
Data e horário: dia 28 de março de 2013 (quinta-feira), às 15h.
Local: Praça Rui Barbosa – Centro

Relação de Tubotecas:
Tubotecas
Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho - Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais - Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário - Campo Comprido
Estação Central: 2 unidades (Rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida - Capão Raso
Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão
Estação Carlos Gomes: 1 unidade (Rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho - Carlos Gomes
Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)
Ligeirão Pinheirinho - Carlos Gomes

Nenhum comentário: