quinta-feira, 28 de março de 2013

DANÇA POPULAR BRASILEIRA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Toadas de Bumba-Meu-Boi, Maracatus e Cirandas fazem parte do show


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 12 a 14 de abril, o show “Na Eira” do coletivo Ponto BR, formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional. O repertório da apresentação traz toadas de bumba-meu-boi, pontos de tambor de mina, cocos, maracatus, cirandas e carimbós que, fundidos, resultam em hits atemporais.

O grupo, que ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2012, como melhor grupo regional, reúne alguns dos principais guardiões da cultura tradicional do Brasil, como o cantador de Boi maranhense, Humberto de Maracanã; o mestre Walter do Maracatu, Estrela Brilhante de Recife; e Dona Zezé de Iemanjá, ekedi e caixeira do divino da Casa Fanti Ashanti, terreiro tradicional de São Luis. Se unem, ao diálogo popular, a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o maranhense Henrique Menezes e o suíço Thomas Rohrer.

A proposta é incentivar o diálogo entre vertentes e gerações dos diversos tipos de manifestação cultural, em que diferenças estéticas, temporais e sociais, são harmonizadas revelando outra via para o fazer artístico. É necessário experimentar os saberes e as sonoridades destas tradições, suas possibilidades formais, texturas vocais e instrumentais, gerando uma sonoridade única e atemporal.

“Ponto” é o nome dado aos cantos de diversos batuques, das manifestações populares, considerado arte brasileira de primeira grandeza. São melodias e ritmos, matrizes da nossa música urbana e, por terem influenciado significativamente a formação de gêneros como o samba, o forró e outros, são facilmente assimilados. Pela memória coletiva acessamos referências nas quais reconhecemos nossa identidade cultural.

Esta investigação estética está fundamentada em uma longa convivência com estas comunidades, sua cultura, seus guardiões, em pesquisas que já renderam dezenas de registros em CD e documentários destas manifestações. Toadas de Bumba-Meu-Boi, Maracatus, pontos de Tambor de Mina, Jurema, Cocos, Cirandas, Carimbós, Rojões e vários outros, fazem parte do show na eira, cujo processo de concepção é fruto de uma imersão do grupo em ensaios e encontros, registrados ao vivo, que resultaram também no CD de mesmo nome.

Oficinas:
O coletivo Ponto BR realiza ainda, na CAIXA Cultural, oficinas gratuitas de Maracatu, Caixa do Divino e Bumba-Meu-Boi, conforme a programação abaixo. As inscrições devem ser realizadas, até terça-feira (2), pelo email caixacultural08.pr@caixa.gov.br, e a seleção será por ordem de inscrição.

Maracatu com Mestre Walter França e Eder “O” Rocha: 13 de abril de 2013 (sábado), das 11h às 13h0
O maracatu é uma das manifestações remanescentes dos cortejos e coroações dos reis do Congo, sendo uma das principais expressões da tradição popular pernambucana. Realizada no ciclo carnavalesco, tem forte conotação religiosa. A oficina enfoca a música do maracatu nação, a partir do canto – loas ou toadas – e a percussão, chamada de baque. São 30 vagas.

Caixa do Divino com Mestra Zezé Menezes e Renata Amaral: 13 de abril de 2013 (sábado), das14h às 16h
A Festa do Divino Espírito Santo é um ritual de religiosidade popular, realizado em todo o Brasil. No estado do Maranhão, ela tem a particularidade de ser conduzida por mulheres tocando tambores, as Caixeiras do Divino. A oficina oferece um trabalho orgânico de musicalização por intermédio da prática do canto e da percussão. Os cânticos do Divino, transmitidos oralmente há gerações, são assimilados com facilidade, resgatando a memória coletiva, onde a percussão simples e vigorosa conduz esta prática de conjunto de fácil resultado musical. A oficina é encerrada com a tradicional dança das caixeiras. São 20 vagas.

Bumba-Meu-Boi com Mestre Humberto de Maracanã e Henrique de Menezes: 13 de abril de 2013 (sábado), das11h às13h
O boi é tema de inúmeras manifestações populares em todo o Brasil. No Maranhão, o Bumba-Meu-Boi é um fenômeno sóciocultural de enormes proporções, cujo auge do ciclo – o batismo do Boi – acontece no dia de São João. A oficina se concentra no bumba-meu-boi de matraca ou da Ilha, um dos sotaques mais conhecidos e que forma os maiores batalhões – grupos com mais de mil integrantes entre músicos e dançarinos. A oficina entrelaça o canto, a dança, e principalmente o toque dos diversos instrumentos da orquestra do bumba-meu-boi. São 30 vagas.

Serviço:
Espetáculo “Na Eira”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 12 a 14 de abril de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: