quinta-feira, 28 de março de 2013

Fundação Cultural de Curitiba recebe doação de obra de Luiz Carlos de Andrade Lima



vereadora Julieta Reis, Maria Lucia de Andrade Lima e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

A Fundação Cultural de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (27), a doação simbólica dos direitos autorais de uma das obras do artista curitibano Luiz Carlos de Andrade Lima. A viúva do artista, Maria Lucia de Andrade Lima, responsável pela doação, explicou que a cessão dos direitos autorais tem por objetivo presentear o Passeio Público e a cidade de Curitiba.

A proposta do presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, é usar a obra do pintor na revitalização do Passeio Público, com a criação de um painel. O trabalho terá como referência a obra ‘‘Bar do Pasquale’’ pintada originalmente a óleo em uma parede da residência de Andrade Lima, em 1983. Na pintura, o artista retratou a si próprio com a família, ao lado de outros personagens da sociedade curitibana. “É uma forma de divulgar o trabalho de um dos artistas mais importantes de Curitiba, valorizando o parque mais antigo da cidade”, enfatizou Cordiolli. 

A vereadora Julieta Reis, presente ao encontro, destacou que o artista criou várias aquarelas e telas inspiradas no Passeio Público. Também levou seus alunos ao local para aulas de pintura ao ar livre, durante o tempo em que lecionou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Luiz Carlos de Andrade Lima, falecido em 1988, faria 80 anos em 2013. Considerado um dos grandes pintores curitibanos, com tendências expressionistas, captou os mais diversos temas, com ênfase para os religiosos e os sociais, como figuras do povo, gente simples das ruas e praças e figuras de Cristo.  Além de fundador da "Andrade Lima Galeria e Escola de Arte", o artista foi agraciado com o Prêmio "Cidade de Curitiba 300 Anos – Melhor Pintor".

Nenhum comentário: