terça-feira, 16 de abril de 2013

A Via para o futuro da humanidade

A Via para o futuro da humanidade

de Edgar Morin


TÍTULO ORIGINAL: LA VOIE POUR L'AVENIR DE L'HUMANITE

ENCADERNAÇÃO: Brochura
FORMATO: 15,5 x 23
PÁGINAS: 392
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2011
ANO DE EDIÇÃO: 2013
EDIÇÃO: 1ª


TRADUTOR: Edgard de Assis Carvalho | Mariza Perassi Bosco


O caminho para a reestruturação de práticas e pensamentos coletivos na sociedade

Em A Via, Edgar Morin responde à seguinte pergunta: estamos caminhando para uma cadeia de desastres? Para respondê-la, dividiu o livro em quatro análises: a regeneração das relações sociais; as bases da democracia cognitiva, da reforma da educação, da formação de intelectuais; os problemas cotidianos e as reformas morais necessárias.

É marcante a melancolia de um investigador que, tendo analisado, durante toda a sua vida, a caminhada da humanidade em direção a um provável abismo, não estará vivo para assistir ao desastre. É também marcante, em toda a sua obra, uma esperança de onde o autor tira sua força, esperança essa que se nutre da desesperança.

Edgar Morin continua enriquecendo sua teoria de uma "antropolítica". O que poderia parecer obviedade ingênua transforma-se em assunto principal, obsessivo e imensamente complexo. O autor empreende uma análise do possível e uma indicação de caminhos vicinais da utopia

Conflitos étnicos, religiosos, políticos. Instabilidade econômica. Degradação da biosfera. Derrocada das sociedades tradicionais e, ao mesmo tempo, da modernidade. Para Morin, eis o cenário atual. Uma época de inúmeras, infinitas crises, cujos responsáveis diretos são a mundialização, a ocidentalização e o desenvolvimento.

O filósofo e pensador francês busca traçar A Via para a reestruturação de práticas e pensamentos coletivos na sociedade, algo possível apenas quando se toma a metamorfose como meta prioritária, utopia realizável, sonho possível. 


EDGAR MORIN FALA SOBRE A VIA -

LA VOIE


aplique legendas se necessário



Leia aqui em PDF
 
Edgar Morin: La Vía para el Futuro de la
Humanidad. Breve presentación
del libro en español
Dr. Pascal Galvani y Dra. Ana Cecilia Espinosa


 lançamentos











Nenhum comentário: