sexta-feira, 26 de abril de 2013

CAIXA Cultural / A COMÉDIA DE MOLIÈRE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

A COMÉDIA DE MOLIÈRE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Destaque na edição deste ano do Prêmio Shell, espetáculo revela cotidiano de companhia teatral





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, sexta-feira (03) e sábado (04), às 20h, e domingo (05), às 19h, a peça “L’Ilustre Molière”, que revela o cotidiano da companhia teatral capitaneada pelo francês que é considerado o maior autor de comédia de todos os tempos, Jean Baptiste Poquelin - mais conhecido como Molière. Dirigido por Sandra Corveloni, melhor atriz em Cannes com o filme “Linha de passe”, o espetáculo foi destaque na edição deste ano do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo, vencendo nas categorias música, figurino e ator. As apresentações têm patrocínio da Caixa Econômica Federal.



L’Ilustre Molière recria o teatro do autor francês em uma pesquisa sobre o teatro cômico popular e seus diferentes estilos. Com uma encenação que se baseia na metalinguagem teatral, a dramaturgia mescla trechos das principais obras de Molière e cenas inéditas que retratam os bastidores da criação artística da companhia. A ambientação em tons pastéis, inspirada na obra de Rembrandt, propõe uma viagem ao século XVII. O cenário recria o palco barroco tradicional, com a cena em perspectiva, o proscênio iluminado pela ribalta e o telão, adaptado da obra de Sebastiano Cerlio (1475-1557), um dos maiores cenógrafos do período, ao fundo. A iluminação sugere o clima antigo de velas e tochas, e os figurinos de época mostram a roupa básica utilizada pelos atores da trupe de Molière durante os ensaios. O repertório musical, executado ao vivo pelo elenco, é composto por canções vocais populares renascentistas, que fazem um contraponto à leveza dos diálogos do dramaturgo. 



Diretora da Cia. d’Alma, Sandra Corveloni coloca nesse trabalho sua experiência de 20 anos como atriz e diretora. O elenco é formado por nomes consagrados do teatro paulista, como Guilherme Sant’Anna, e jovens atores que vinham desenvolvendo com a diretora uma pesquisa de dramaturgia e interpretação cômica baseada nas obras de Molière.



Serviço:

Teatro: “L’Ilustre Molière”

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 3 a 5 de maio de 2013 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Nenhum comentário: