terça-feira, 16 de abril de 2013

Curso de ilustração com José Aguiar na Gibiteca de Curitiba



Nesta quinta-feira (18), às 14h, o quadrinista José Aguiar ministra curso gratuito de ilustração na Gibiteca, destinado a alunos com idade a partir de 14 anos. Os interessados contam com 25 vagas e devem levar lápis preto, canetas coloridas, papel sulfite, régua e borracha. As inscrições podem ser feitas na própria Gibiteca ou pelo telefone (41) 3321-3550.
O curso integra o projeto “Reisetagebuch”, que ainda reúne um livro do mesmo nome – com o relato ilustrado das viagens de José Aguiar pela Alemanha – e exposição de trabalhos no Instituto Goethe. O projeto foi viabilizado por meio da Lei do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo da Caixa Econômica e da Celepar.
Em alemão, “Reisetagebuch” (que se pronuncia “Ráize-tague-burrr”) significa caderno de viagem. É justamente o tema desse trabalho, no qual o autor divide suas impressões da Alemanha que conheceu entre 2006 e 2008. Sobre o seu caderno, Aguiar comenta: “O fato de estar longe de minha casa, num país de idioma completamente diferente, foi crucial para que eu tivesse um ponto de vista peculiar da realidade ao meu redor. Ao ilustrar detalhes da arquitetura, cenas curiosas e os diversos tipos humanos que conheci, inverti o sentido original das antigas expedições artísticas”.
No livro, Aguiar coloca, sob um olhar contemporâneo, um pouco da Europa – uma Alemanha exótica e ao mesmo tempo familiar. “É algo que só a linguagem do desenho, da ilustração, poderia expressar corretamente. Foi a melhor maneira que encontrei para falar das pequenas diferenças que separam (ou aproximam) culturalmente alemães e brasileiros“, diz o autor.

Sobre o artista – O curitibano José Aguiar é arte-educador formado pela Faculdade de Artes do Paraná e quadrinista premiado com obras publicadas no Brasil e exterior. Atualmente publica as tiras “Folheteen” e “Nada Com Coisa Alguma” no jornal Gazeta do Povo, onde também é colunista. É curador e cocriador de dois eventos de difusão da cultura das histórias em quadrinhos: Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba e Cena HQ, que realiza leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa.

Serviço:
Curso de ilustração com o quadrinista José Aguiar, dentro do projeto “Reisetagebuch”.
Data e horário: dia 18 de abril de 2013 (quinta-feira), às 14h.
Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
Inscrições gratuitas no local.
Informações: (41) 3321-3250

Nenhum comentário: