terça-feira, 16 de abril de 2013

Exposição de José Moura-George redescobre o Brasil e suas relações com Portugal



Artista português reúne 11 telas exclusivas em mostra no

Consulado Português em São Paulo durante o mês de abril



São Paulo, abril de 2013 - O Consulado Geral de Portugal em São Paulo recebe entre os dias 12 de abril a 04 de maio a exposição “Cores e Re-Descobertas”, do artista português José Moura-George. A mostra é gratuita e aberta ao público, de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h. O trabalho faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil.



Pensadas especialmente para a Sala Camões, no Consulado, as pinturas de Moura-George sintetizam em 11 painéis os mais de 500 anos da relação entre Portugal e Brasil e as expectativas para futuras parcerias entre os dois países nas mais diversas áreas.



A exposição traz um panorama sobre a redescoberta permanente entre as duas nações sob uma visão bastante pessoal do artista. As cores, herança das viagens de José Moura-George ao Brasil, são o traço principal das pinturas que serão exibidas. “Por onde morei busquei luzes e cores. No tempo em que vivi na Inglaterra, minhas obras eram mais cinzentas. Aqui no Brasil encontrei o que precisava agregar nas minhas pinturas, a alegria das cores”, explica.



O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, convida todos a visitarem a mostra, desde os interessados em arte e história até os mais leigos nesse assunto. “A pintura de José Moura-George convoca-nos a visitar o significado da descoberta do Brasil, interpretado pelas múltiplas variações de cores e forma, o nascimento de um país extraordinário e de como ele foi sendo sucessivamente reinventado no imaginário português”, finaliza.



A exposição será realizada no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com patrocínio da EDP Brasil e da Rioforte, e conta com o apoio da Galeria Mônica Filgueiras, Camargue Capital Partners, Instituto Camões-Centro Cultural Português, Casa Mathilde, Delta Cafés, NetScreen, Charlô Buffet e Herdade do Esporão.



Serviço:



Exposição Cores e Re-Descobertas – José Moura-George

Data: 12 de abril a 04 de maio

Horário: 12h às 16h

Entrada Franca

Local: Sala Camões, Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América.

Acesso para deficientes

Artista: José Moura-George



Sobre José Moura-George

José Moura-George não para de se redescobrir. Aos 69 anos, o artista está fazendo aulas de arte contemporânea brasileira, no Instituto Tomie Ohtake, como forma de ampliar seu conhecimento e sua visão sobre o movimento artístico que acontece atualmente em São Paulo. Além disso, tem divido seu tempo entre os ateliers de Lisboa e São Paulo, onde expõe com alguma frequência.



Moura-George é dono de um traço que mistura a arte de cada região em que viveu, resultado de sua longa trajetória dividida entre Londres, Nova York e São Paulo. Foram mais de 20 anos, entre as décadas de 60 e 80. Nesse período, participou nos EUA do Movimento da Pintura Abstrata Expressionista da Costa Leste, assim como em vários outros países da América, onde trabalhou com importantes artistas e designers, como Harry Bertoia, Philip Johnson, Buckmister Fuller, Josef Muller Brockman, Lothar Charoux, Tomie Ohtake e Burle Max.



Nascido em Lisboa em 1944, estudou entre os anos 55 e 65 em três escolas de arte e design na Inglaterra. Lecionou no West Sussex College of Art and Design e integrou o movimento Pop Art fundado por Peter Blake, David Hockney e Kitaj.



Além disso, conviveu e desenvolveu projetos com vários artistas plásticos de renome – Ben Nicholson, John Hoyland, Paul Huxley, Richard Lin, Paula Rego, Victor Willing, entre outros.



Desde 1964, José Moura-George participa de exposições individuais e coletivas tanto na Europa quanto nas Américas, mantendo constante atividade e participações em diversos eventos e exposições. A partir dos anos 90, passou a trabalhar em Portugal, Brasil e EUA.



Além do seu extenso currículo como artista plástico presente em coleções particulares e institucionais, é também como designer que se encontram vários trabalhos e projetos de sua autoria publicados ou encontrados em Museus. É co-autor do livro “A Book of Answers”, editado em Londres e autor do “Design Industrial – Reflexões” editado em Lisboa.



Exposições individuais no Brasil:

Exposição de pintura Galeria Mónica Filgueiras        2012   São Paulo, Capital

Exposição de pintura Museu de Arte Moderna          2006   Salvador, Bahia

Exposição de pintura Galeria Paulo Figeiredo           1984   São Paulo, Capital

Exposição de pintura Espaço Cultural Abrajeans     1984   São Paulo, Capital



Próximas Exposições em 2013:

Abril - Exposição de Pintura- Consulado Geral de Portugal – em São Paulo, Capital.

Junho - Exposição de pintura no MuBE, Museu Brasileiro de Escultura – São Paulo.

Nenhum comentário: