quarta-feira, 10 de abril de 2013

PAULICEIA LITERÁRIA TRAZ AUTORES CONSAGRADOS PARA A CIDADE DE SÃO PAULO


 
 
A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) realiza um festival literário internacional de 19 a 22 de setembro
 
 
Os laços que interligam a literatura e o mundo jurídico são férteis, sólidos e antigos. Essa intensa relação pode ser observada pelo grande número de escritores com formação em Direito - muitos deles transitando com reconhecimento nesses dois ambientes.
 
Essa rica confluência entre Literatura e Direito será o pano de fundo do Pauliceia Literária 2013. “O evento pretende contribuir para despertar o interesse dos advogados e do público em geral pela literatura como um evento que se insira na agenda cultural da cidade”, destaca Christina Baum, diretora-geral e curadora do festival.
 
A organização do Pauliceia Literária está na agenda do 70º aniversário de fundação da AASP. Segundo Sérgio Rosenthal, presidente da entidade, a iniciativa é uma forma de “presentear” os associados e a comunidade em geral, dentro dos objetivos da Associação, que, entre outros, incluem a promoção de atividades de caráter cultural.
 
Programação
A programação do Pauliceia Literária 2013 incluirá mesas de debates com a presença de autores nacionais e estrangeiros. Toda edição terá um Autor em Foco, cuja obra será tema de alguns eventos ao longo do festival. Patrícia Melo abrirá o Pauliceia Literária no dia 19 de setembro.
 
“Advogado do Diabo”, “Shakespeare e a lei” e “Advogado, profissão: escritor” serão algumas das mesas temáticas. O programa, entretanto, não se restringirá ao universo jurídico. Haverá também mesas literárias como “Mesa Lygia Fagundes Telles”, em homenagem a uma das mulheres pioneiras no universo jurídico, e “Pauliceia estilhaçada”, sobre livros de ficção que têm São Paulo como cenário, entre outras.
 
Autores confirmados
Além de Patrícia Melo, alguns autores já confirmaram presença na primeira edição do evento: o mexicano Juan Pablo Villalobos, que lançará, durante o Pauliceia Literária, seu novo livro “Se vivêssemos em um lugar normal”, Miguel Sousa Tavares e Valter Hugo Mãe (Portugal), Philippe Claudel (França), Richard Skinner (Reino Unido), Scott Turow e William Landay (EUA), e os brasileiros Laurentino Gomes, Maria José Silveira, Michel Laub, Tony Bellotto e Alberto Mussa.
 
A programação completa será divulgada na primeira semana de agosto, antes do início da venda de ingressos, que será aberta dia 19 de agosto.
 
 
Grupos de Leitura
A partir de maio, já como parte do Pauliceia Literária, serão organizados Grupos de Leitura, encontros semanais coordenados por um facilitador para debater o conteúdo de algum livro de um dos autores convidados. Esses eventos serão gratuitos e anunciados previamente pelo site do festival. Os Grupos de Leitura acontecerão na sede da AASP e nas lojas da Livraria Cultura, a livraria oficial do evento.
 
Outra atividade presente desde a primeira edição do Pauliceia Literária será a realização de oficinas literárias. Neste ano serão duas: uma ministrada por Patrícia Melo e direcionada para advogados e outra aberta ao público em geral, conduzida pelo escritor britânico Richard Skinner, diretor e professor da Faber Academy.
 
AASP
A AASP é uma instituição sem fins lucrativos que, neste ano, completa 70 anos de fundação. Com cerca de 92 mil associados, é a maior associação do setor por adesão voluntária da América Latina.
 
Serviço
Pauliceia Literária 2013 – Festival Internacional de Literatura de São Paulo
 
Realização: AASP – Associação dos Advogados de São Paulo
 
Direção-geral e curadoria: Christina Baum
 
Data: de 19 a 22 de setembro de 2013
 
Local: Auditório e salas da AASP – Rua Álvares Penteado, 151 – Centro – São Paulo
 
Venda de ingressos: a partir de 19 de agosto nosite do festival ou na sede da AASP
 
Site do festival Pauliceia Literária:
 

Nenhum comentário: