quinta-feira, 16 de maio de 2013

Crianças Espiritualizadas






Crianças Espiritualizadas por

Prof. Nei Alberto Pies




Somos nós que fazemos a vida/ Como der, ou puder, ou quiser.../

E a pergunta roda/ E a cabeça agita/

Eu fico com a pureza da resposta das crianças/

É a vida, é bonita/ E é bonita...(Gonzaguinha)




A família e a escola foram constituídas, historicamente, alicerces da formação humana. Delas se espera que construam ferramentas que permitam aos indivíduos, de um lado, inserir-se socialmente e, de outro, realizarem-se como seres desejantes, física, moral e espiritualmente. Neste sentido, é imprescindível a espiritualidade, tomada como “unidade sagrada do ser humano (...), convivência dinâmica de matéria e de espírito entrelaçados e inter-retro-conectados”.(Leonardo Boff)

Nas aulas de ensino religioso, para além do conhecimento de diferentes credos e crenças, buscamos estimular opções de vida e comportamento que tragam sentido de vida às crianças e adolescentes. Ensinar sentido de vida pressupõe processos educativos que implicam na autonomia, na responsabilização das ações na medida das forças de cada um, na vivência da liberdade, na abertura do eu para com o outro.

As crianças produzem as mais puras obras da sensibilidade humana e nos orgulham com seus ingênuos e inocentes encantos. Na infância e adolescência, os sentimentos são mais efervescentes, por isto a necessidade de educar em e para os sentimentos.
[ Clique para continuar a leitura ]

Nenhum comentário: