segunda-feira, 13 de maio de 2013

PROGRAMAÇÃO SISTEMA ECOS PERFORMANCES DE DUDU TSUDA, CRISTIANO ROSA e FERNANDO VELÁSQUEZ


PERFORMANCES DE ZILCH, FERNANDO VELÁSQUEZ, DUDU TSUDA E CRISTIANO ROSA Na Praça Victor Civita



apresentações fazem parte de exposição que traz novos trabalhos de Maurício Dias & Walter Riedweg e de outros artistas



sistema / ecos acontece de 11/05 a 9/06, com entrada franca





Quatro apresentações acontecem na Praça Victor Civita, em São Paulo, dentro da programação do evento sistemas / ecos - experiências com arte, design e meio-ambiente. Os artistas Zilch, Fernando Velásquez, Dudu Tsuda e Cristiano Rosa são as atrações da programação, em performances com entrada franca.



“NIMIC” é uma performance audiovisual de Zilchj que recria, tridimensionalmente, espaços urbanos através de imagens e sons. A partir de uma interface sistêmica, parâmetros de áudio manipulados em tempo real alteram parâmetros de imagem. Zilch, vencedor do HTTP vídeo do Instituto Sergio Motta de arte e tecnologia, já participou de festivais como o FILE, ‘Live Cinema’, FAD (festival de Arte Digital), The Creators Projects e o Rojo Nova.



Já “Mindscapes”, de Fernando Velázquez, é uma série de trabalhos que convidam para devaneios e reflexões. O título da obra evoca, claramente, a ideia de paisagens mentais e, em diálogo com o pensamento de Oliver Sacks, Velázquez nos leva a "ver com o cérebro". Nesse processo de descobertas, nos percebemos em voos imaginativos, em plena atividade de geração de imagens. Mas, podemos nos perguntar: que imagens são essas? O que constitui uma imagem na era das visualizações de dados? Fernando Velázquez é artista multimídia e já participou de exposições no Brasil e no exterior - com destaque para a Bienal do Mercosul, Mapping Festival (Suiça, WRO Biennale (Polônia) e o Pocket Film Festival (Centro Pompidou, Paris).



Completam a programação apresentações de música experimental a cargo de Dudu Tsuda e Cristiano Rosa. Tsuda é artista multimídia, músico, compositor, performer e produtor musical. Realiza trilha sonora, design de som e música para dança contemporânea, teatro, publicidade, vídeo, cinema e videoinstalação. É integrante de bandas como Jumbo Elektro e Trash pour 4. Produziu o álbum “Terrorist” da banda Jumbo Elektro. Cristiano Rosa é pesquisador de circuit bending, hacking hardware e novas formas de produção de áudio e vídeo em dispositivos construídos ou modificados. Com seu projeto Panetone, ele tocou com artistas como Zbigniew Karkowski (Polônia), Colorir (Brasil), Duplexx (Brasil), Kurzmann Cristof (Áustria), Cristiano Figueiró (Brasil), Orquestra Organismo (Brasil), xname (Itália), LiveNoiseTupi (Brazil-Croatia), André Wakko (Brasil), Julie Rousse (França), Penelopex (Alemanha), Klass Huebner (Alemanha), Preslav Literária School (Reino Unido), City Harvest Black ( EUA), Coronel Parmisan (EUA), Mauro Martinuz (Itália), Faeth Sebastian (Alemanha), Giuseppe Birardi (Itália), La Golden Acapulco (Chile), Daniel Llermany (Chile), h.cosas (Argentina), Koelse (Finlândia), Servando Barreiro (Espanha).



programação



12 de maio, domingo, às 19h00 – “Mindscapes”, de Fernando Velásquez

18 de maio, sábado, às 15h00 – Cristiano Rosa (música experimental)

31 de maio, sexta-feira, às 20h00 – “NIMIC”, de Zilch

1 de junho, sábado, às 19h00 – Dudu Tsuda (música experimental)





sobre sistemas / ecos - experiências com arte, design e meio-ambiente

Reunindo obras e performances de Sonia Guggisberg, Lucas Bambozzi e as duplas Maurício Dias & Walter Riedweg, Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti e Rachel Rosalen & Rafael Marchetti, a exposição sistemas / ecos - experiências com arte, design e meio-ambiente ocupa a Praça Victor Civita, em São Paulo, de 11 de maio a 9 de junho, com entrada franca. As obras destes artistas – em sua maioria, inéditas – são expostas em conjunto com os trabalhos resultantes das oficinas ecoLAB, voltadas para o público jovem e coordenadas por Denise Adams, Dudu Tsuda, Lali Krotoszynski & Roger Salatini e Luiz duVa.



Com patrocínio da Mondelēz International e realização da Associação do Audiovisual, o projeto sistema / ecos surgiu de uma investigação local da artista Sonia Guggisberg, que atualmente desenvolve a pesquisa artística e doutoramento “Subsolo urbano e social”, abordando diferentes aspectos dos subsolos urbanos, inclusive as contaminações. A hipótese é de que as histórias subterrâneas, enterradas, nunca terminam mesmo quando soterradas e relegadas à invisibilidade uma vez que sobrevivem como resíduos do passado e como metáforas cognitivas redesenhando as redes de relações na cidade. As contaminações do subsolo ocorridas no terreno onde hoje está a Praça Victor Civita integram a pesquisa.



Serviço:

sistemas / ecos - experiências com arte, design e meio-ambiente

www.sistemaecos.com.br

exposição com obras de Sonia Guggisberg, Lucas Bambozzi, Maurício Dias & Walter Riedweg, Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti, Rachel Rosalen & Rafael Marchetti e dos alunos de oficinas coordenadas por Dudu Tsuda, Lali Krotoszynska, Denise Adams, Luiz duVa e Cristiano Rosa



de 11 de maio a 9 de junho de 2013, diariamente das 8h00 às 18h00

Praça Victor Civita - Rua Sumidouro 528, Pinheiros - São Paulo - SP - www.pracavictorcivita.org.br

entrada franca

Nenhum comentário: